• Abordagem terapêutica de puérpera usuária de crack 

      Zavaschi, Maria Lucrécia Scherer; Ayub, Thais Anzzulin; Mardini, Victor; Cunha, Gabrielle Bocchese da; Rohde, Luis Augusto Paim; Szobot, Claudia Maciel (2014) [Artigo de periódico]
      Este é o relato do atendimento de uma das mães dependentes do crack e de seu bebê, que frequentam o Ambulatório de Psiquiatria da Infância e da Adolescência do HCPA. Esta específica abordagem terapêutica visa atender a ...
    • Avaliação de sintomas psicofuncionais em bebês : revisão crítica da literatura sobre o uso do Symptom Checklist 

      Azevedo, Elisa Cardoso; Rosa, Fernanda Schettini; Donelli, Tagma Marina Schneider; Levandowski, Daniela Centenaro; Marin, Angela Helena; Frizzo, Giana Bitencourt (2018) [Artigo de periódico]
      Esse trabalho objetivou apresentar os estudos que utilizaram o Symptom Checklist (SCL) para avaliar sintomas psicofuncionais em bebês. Foram detalhados os países em que os trabalhos foram realizados, o delineamento dos ...
    • Cuidar e educar : o sujeito em constituição e o papel do educador 

      Oliveira, Marcia Aparecida; Donelli, Tagma Marina Schneider; Charczuk, Simone Bicca (2020) [Artigo de periódico]
      Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões ...
    • Necessidades do bebê com deficiência física na creche : a percepção de educadoras 

      Bossi, Tatiele Jacques; Rodrigues, Antônia Madeira; Sehn, Amanda Schöffel; Piccinini, Cesar Augusto (2021) [Artigo de periódico]
      Este estudo teve como objetivo investigar a percepção de educadoras frente às necessidades de duas bebês com deficiência física em contexto de inclusão na creche. Realizou-se um estudo de caso múltiplo, com seis educadoras ...
    • “Que bom que ele havia estranhado” : considerações sobre a metodologia IRDI 

      Silva, Milena da Rosa; Medeiros , Cléo Busanello de; Arrosi, Kellen Evaldt; Ferrari, Andrea Gabriela (2021) [Artigo de periódico]
      O projeto IRDI na Creche objetivou acompanhar 74 bebês de 0 a 18 meses matriculados em Escolas de Educação Infantil vinculadas à prefeitura de Porto Alegre durante nove meses. A Metodologia IRDI (Indicadores clínicos de ...
    • Transições na vida de bebês e de crianças bem pequenas no cotidiano da creche 

      Piva, Luciane Frosi; Carvalho, Rodrigo Saballa de (2020) [Artigo de periódico]
      O artigo é decorrente de uma pesquisa situada no campo dos Estudos da Criança e nas contribuições das Pesquisas sobre Transições, cujo objetivo central é o mapeamento e a discussão de transições cotidianas ocorridas nos ...