Navegação Trabalhos Acadêmicos e Técnicos por Autor "Labrea, Valéria da Cruz Viana"
Resultados 1-11 de 11
-
Alimentação e ciências da natureza : uma reflexão a partir da educação do campo
Silva, Cláudia Eliseu da (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho procurou compreender a percepção alimentar dos educandos de uma escola estadual do campo, localizada em um assentamento de reforma agrária, onde são produzidos alimentos de forma agroecológia e também ... -
Cartografia das práticas da comunidade Guarani Tekoa Pindo Mirim: diálogos possíveis entre a cultura indígena e a Ciências da Natureza, na perspectiva da Educação do Campo
Madrid, Maíra da Silva (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
Centro de educação ambiental camponês : vivências para aprender agroecologia na perspectiva da educação do campo
Cruz, Elisângela Souza (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este artigo trata de uma pesquisa realizada no Centro de Educação Ambiental Camponês, no estágio de docência do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da UFRGS, que tem como objetivo compreender ... -
Diálogos de saberes entre a educação do campo e a educação popular
Gonçalves, Bárbara Fernandes (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Resumo não disponível -
A educação das relações étnico raciais no curso de Licenciatura em educação do campo : ciências da Natureza: percepções dos discentes
Ribeiro, Paola Garcia (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho teve como objetivo cartografar a percepção das educandas e dos educandos do curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza sobre a abordagem da Educação para as Relações Étnico-raciais ... -
A educação de jovens e adultos -EJA em uma escola do campo: contribuições para pensar a ciências da natureza
Sant’Anna, Flora Berenice Lopes (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os discursos produzidos pelas professoras de Ciências da Natureza, na Educação de Jovens e Adultos, considerando os desafios, as dificuldades e as demandas enfrentadas ... -
Educação kilombola : diálogos, reflexões e contribuições para uma educação escolar quilombola
David, Claudia Rocha (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho tem como objetivo dialogar, refletir sobre a contribuição que a Educação Kilombola, vivida na Escola CoMKola Kilombola Epé Laiyè, pode ofertar para pensarmos a proposta de Educação Escolar Quilombola, ... -
Ensino de ciências da natureza em um espaço educativo não escolar : saberes e práticas em uma propriedade familiar no assentamento Itapuí
Marcon, Jizieli Fernanda (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no espaço orgânico biodinâmico, localizado no Assentamento Itapuí de reforma agrária, onde são produzidos alimentos utilizando-se de a agricultura biodinâmica. ... -
Herbário : proposta de educação do campo enraizada e contextualizada na ilha da pintada
Ribeiro, Bárbara Ryllary Fortes (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo tem o objetivo de mostrar de que modo o herbário e a catalogação das árvores e flores da comunidade pode auxiliar no ensino de Ciências da Natureza, na perspectiva da Educação Campo. A pesquisa demonstra ... -
O lúdico na comunidade indígena guarani da aldeia Tekoa Pindo Mirim: cartografia das brincadeiras e dos jogos da escola Nhamandu Nhemopuã
Santana, Andréia Nunes (2020) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente artigo tem como proposta a cartografia de brincadeiras e de jogos nas vivências das crianças, jovens e adultos que vivem na Aldeia Guarani Tekoá Pindó Mirim (Palmeira Pequena), na Colônia de Itapuã na cidade de ... -
Pedagogia do encantamento e ekonomia do afeto : cartografia subjetiva em território feminino kilombola
Labrea, Valéria da Cruz Viana (UFRGS, 2020) [Relatório Técnico e de Pesquisa]