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dc.contributor.advisorNakayama, Marina Keikopt_BR
dc.contributor.authorPilla, Bianca Smithpt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:32:40Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/4059pt_BR
dc.description.abstractEste estudo verifica como são considerados os aspectos humanos nas estratégias de Treinamento e Desenvolvimento do Sistema de Ensino a Distância (EAD) de uma empresa do setor de telecomunicações. A análise tomou como base três temas principais – Relações Humanas, Treinamento & Desenvolvimento Estratégicos e Ensino a Distância, sendo que os autores priorizados na construção das variáveis foram Chanlat (1996), Motta (1998) e Peters (2001). Para atingir os objetivos propostos, efetuou-se uma pesquisa qualitativa caracterizada como estudo de caso. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: documentação, observação direta e entrevistas com especialistas em EAD da empresa, líderes e funcionários que participaram de cursos a distância. Os resultados obtidos a partir da análise documental e de conteúdo revelam que nem todos os aspectos humanos estão sendo priorizados na gestão do ensino a distância da empresa. Constata-se que o EAD reflete os problemas tradicionais do treinamento presencial e carece de um novo modelo de aprendizagem voltado à construção do conhecimento. A pesquisa aponta ainda questões relevantes referentes à postura pessoal, às diferenças entre o ensino presencial e o EAD, à visão atual e futura, à comunicação na gestão, ao contexto do EAD na empresa e ao modelo pedagógico.pt_BR
dc.description.abstractThis research verifies how the human aspects are considerated in the Long Distance Learning (LDL) developing and training system of certain company on the telecommunication field. The analysis took in consideration three main themes – Human Relations, Strategic Training and Development and Long Distance Learning. Three authors were taken as influence to construct the variables: Chanlat (1996), Motta (1998) e Peters (2001). To achieve the proposed goals, a qualitative research was made characterized as a case study. The datas' colecting techinics used were: documentations, direct observation and interviews with some of the company's long distance learning specialists, leaders and employees that participated in long distance learning. The results obtained from the content and documental analysis reveals that not every human aspects are being taken in consideration in the company's LDL management. It's notable that the LDL reflects the traditional problems of the presential training and lacks of a new learning model that promotes the construction of knowledge. The research also points out relevant questions regarding to the personal atitude, to the diferences between the presential and the distance learning, to the actual and future view, to the communication in the management, to the context of the LDL in the company and to the pedagogic model.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectTreinamento : Desenvolvimento : Recursos humanospt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectEstrategias : Ensinopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleA dimensão humana nas estratégias de treinamento e desenvolvimento do sistema de ensino a distância de uma empresa de telecomunicaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000347123pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2002pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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