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Transtornos de aprendizagem : aspectos neuropsicossociais de uma população encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Leopoldo

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Transtornos de aprendizagem : aspectos neuropsicossociais de uma população encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Leopoldo

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Título Transtornos de aprendizagem : aspectos neuropsicossociais de uma população encaminhada à Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Leopoldo
Autor Dantas, Maria Salete Noronha
Orientador Rotta, Newra Tellechea
Data 2004
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Pediatria (até jan. 2009).
Assunto Relações familiares
Rio Grande do Sul
São Leopoldo (RS)
Transtornos de aprendizagem : Epidemiologia
[en] Comorbidities
[en] Family history
[en] Learning disabilities
Resumo Foram estudados 125 pacientes em idade escolar que procuraram o Posto de Atendimento Médico Especializado (PAME) da cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, nos anos de 2003 e 2004, encaminhados pela escola, pelo pediatra ou Conselho Tutelar, por estarem apresentando dificuldades na escolarização. Realizaram-se entrevistas com os pais ou responsáveis, exame neurológico tradicional, exame neurológico evolutivo, eletroencefalograma em sono e vigília em todas as crianças e tomografia cerebral e ressonância magnética, quando necessário. Foram estudados aspectos neuropsicossociais dos indivíduos e de suas respectivas famílias. Encontraram-se famílias comprometidas em sua história prévia e atual: 29,30% com dificuldades escolares, 27,20% com doenças psiquiátricas, 26,10% com epilepsia, 21,70% com alcoolismo e 10,90% com deficiência mental. As comorbidades tiveram um papel relevante no desempenho escolar: 50,50% com hiperatividade, 17,20% com distúrbio de conduta e 17,20% com problemas emocionais (listados como queixa principal por ocasião do encaminhamento para a triagem).
Abstract A hundred and twenty five patients at school age referred to the Ambulatory of Specialized Diseases in the town of São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brazil, by the school, by the pediatricians or by Tutor Counsellor, due to learning disability, were followed during the years 2003 and 2004. Parents were interviewed; neurological examination was performed as well as electroencephalographic exams. In some cases, brain computadorized tomography and brain magnetic resonance was also done, when necessary. Neurological, psychological and social aspects of the patient and his family were investigated. Both past and current conditions were found in these families: 29.30% with learning disabilities, 27.20% with mental illness, 26.10% with epilepsy, 21.70% with alcoholism, 10.90% with mental handicap. Comorbidities also played an important role in school performance: 50.50% hyperactivity, 17.20% conduct problems, 17. 20% emotional problems all listed as complaints by the school, pediatricians, parents or Tutor Counsellor.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/4129
Arquivos Descrição Formato
000453066.pdf (193.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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