![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/4336
Título | O uso de sites na internet como insumo para a produção de língua estrangeira em tarefas comunicativas |
Autor |
Hass, João Renê Pereira
|
Orientador |
Paiva, Maria da Graça Gomes
|
Data | 2004 |
Nível | Mestrado |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras. |
Assunto |
Educação
Ensino Informática Internet Língua estrangeira Língua inglesa Produção textual |
Resumo | O presente estudo objetiva investigar o uso de sites (aqui denominados “sites institucionais”) na Internet a partir de duas aulas de língua inglesa como LE em que sites na Internet foram usados como insumo para a execução de tarefas que culminam com a produção textual da língua alvo por parte dos alunos. O estudo se insere como pesquisa qualitativa e etnográfica, embora haja também alguns dados quantitativos. Os dados gerados e analisados são oriundos de um curso livre de idiomas em Porto Alegre. Os dados mostram que, nas duas turmas, a Internet serviu como fonte de pesquisa e as informações inseridas nos sites institucionais e registradas em handouts serviram como insumo para as tarefas propostas como fechamento em que houve a produção oral e escrita da língua alvo. Na primeira aula, uma atividade lúdica de fechamento foi proposta e não foi considerada comunicativa, embora tivesse havido produção oral de inglês. As tarefas de fechamento na segunda aula, ao contrário, foram consideradas comunicativas por envolver os alunos em uma interação dialógica em que partilharam os dados coletados na Internet (information gap) e emitiram suas opiniões (opinion gap) acerca de qual de duas organizações não-governamentais (Greenpeace e PETA) apoiariam, seguidas de justificativas individuais. |
Tipo | Dissertação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/4336 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000455398.pdf (1.669Mb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License