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Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação

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Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação

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Título Inclusão digital e escola pública : uma análise da ação pedagógica e da informática na educação
Autor Müller, Silvia Ambrósio Pereira
Orientador Baptista, Cláudio Roberto
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Computador na educação
Ensino público
Ensino público estadual
Função social
Inclusão digital
Inclusão escolar
Inclusão escolar
Projeto pedagógico
Rio Grande do Sul
Resumo O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso de recursos digitais em uma escola pública estadual, em Minas Gerais, identificando as implicações na ação pedagógica e na dinâmica institucional. Procurou-se dar ênfase ao debate que problematiza a função social da escola na sociedade do conhecimento. Discute-se de que modos a inclusão digital se conecta com a construção/consolidação do Projeto Político-Pedagógico no interior das escolas. As bases teóricas que sustentam o trabalho são: a perspectiva freireana de uma pedagogia dialógica integrada aos estudos que focalizam o pensamento construtivista associado à informática educativa. De acordo com esta perspectiva, o presente trabalho analisa a inclusão digital como processo que pode estar a serviço da ampliação dos percursos de escolarização e da qualificação do ensino. A investigação, de caráter qualitativo, focalizou as ações em uma escola de Ensino Fundamental e Médio, utilizando como instrumentos metodológicos prioritários: o diário de campo, a observação participante, o grupo focal, as entrevistas semi-estruturadas, além de fotos. As observações foram realizadas durante as atividades que envolviam os diferentes sujeitos - alunos, professores, gestores e familiares – e que ocorreram ao longo de aproximadamente 18 meses. Durante a análise, foram destacados os aspectos relativos à implicação, à participação e à auto-gestão nos processos educacionais. Além disso, houve, na escola, uma intensificação do uso dos recursos digitais, amparada em uma ampla discussão coletiva sobre as diretrizes pedagógicas da instituição.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/4504
Arquivos Descrição Formato
000501896.pdf (465.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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