Repositório Digital

A- A A+

Os jovens agricultores e seus projetos profissionais : um estudo de caso no bairro de Escadinhas, Feliz/RS

.

Os jovens agricultores e seus projetos profissionais : um estudo de caso no bairro de Escadinhas, Feliz/RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os jovens agricultores e seus projetos profissionais : um estudo de caso no bairro de Escadinhas, Feliz/RS
Autor Weisheimer, Nilson
Orientador Brumer, Anita
Data 2004
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Assunto Agricultura
Agricultura familiar
Jovens
Projetos
Rio Grande do Sul
Resumo Analiso, nesta dissertação, o processo social de construção de projetos profissionais por jovens agricultores, segundo sua condição de gênero. Para isto, foi desenvolvido um estudo de caso junto a agricultores familiares do bairro de Escadinhas, no município de Feliz/RS. Esta questão geral foi abordada a partir das dinâmicas internas das unidades de produção familiar, selecionando-se cinco variáveis: a condição fundiária relativa à posse e ao tamanho da unidade produtiva; a renda agrícola obtida pela família; a socialização dos jovens no processo de trabalho da agricultura familiar; as representações destes sobre o trabalho agrícola; e as avaliações sobre modo de vida de seus pais. Busquei perceber a influência desses elementos na elaboração dos projetos profissionais desta juventude. Os jovens agricultores são vistos como uma categoria específica caracterizada por uma singular inserção nos processos de produção e reprodução da agricultura familiar. Os projetos profissionais que indicam as disposições de rapazes e moças em permanecerem ou não na agricultura familiar aparecem como resultado de fatores objetivos e subjetivos que implicam em posições e papéis diferenciados desempenhados por eles no interior das unidades produtivas. Enquanto os filhos homens são preparados por um longo processo de socialização no trabalho agrícola como sucessores dos pais nessa atividade, o mesmo processo impulsiona as filhas mulheres a buscarem se inserir no mercado de trabalho não agrícola.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/4585
Arquivos Descrição Formato
000502487.pdf (1.157Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.