Repositório Digital

A- A A+

"Dançar nos fez pular o muro" um estudo antropológico sobre a profissionalizaçao na produção artística em Porto Alegre (1975-1985)

.

"Dançar nos fez pular o muro" um estudo antropológico sobre a profissionalizaçao na produção artística em Porto Alegre (1975-1985)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título "Dançar nos fez pular o muro" um estudo antropológico sobre a profissionalizaçao na produção artística em Porto Alegre (1975-1985)
Autor Reis, Nicole Isabel dos
Orientador Lewgoy, Bernardo
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia social.
Assunto Antropologia cultural
Antropologia social
Arte
Música
Porto Alegre (RS)
Produção
Profissionalização
Teatro
Resumo Esta pesquisa trata do processo de profissionalização na produção artística entre jovens de Porto Alegre nas áreas do audiovisual, teatro e música popular, entre 1975 e 1985. Através de um ponto de vista antropológico, procura-se relativizar a unidade da categoria “profissão” no fazer artístico, buscando uma compreensão dos trânsitos entre as áreas de produção e sua configuração numa rede de cooperação nos moldes de um art world tal como proposto por Becker (1982). Esta dissertação pretende, assim, desvelar algumas maneiras pelas quais alguns projetos sociais de camadas médias na Porto Alegre do final do período da ditadura militar no Brasil tornaram-se caminhos alternativos que permitiram a ascensão ao mercado de uma nova “geração de produtores de arte”.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/4590
Arquivos Descrição Formato
000502512.pdf (7.816Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.