Repositório Digital

A- A A+

Foto-grafando : uma proposta de intervenção estética para o ambiente escolar agressivo

.

Foto-grafando : uma proposta de intervenção estética para o ambiente escolar agressivo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Foto-grafando : uma proposta de intervenção estética para o ambiente escolar agressivo
Autor Walz, Julio Cesar
Orientador Sousa, Edson Luiz Andre de
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Escola
Fotografia
Psicoterapia
Violência
Resumo A presente dissertação propõe uma perspectiva de intervenção institucional. Tal proposta tem como pano de fundo uma leitura do contemporâneo e suas conseqüências para a vida do sujeito moderno, incluindo-se aí a escola, naquilo que sofre e reproduz. Esta leitura é feita a partir da Walter Benjamin e Zygmunt Bauman, além de um diálogo com a psicanálise, especialmente Wilfred Bion. O resultado é a proposição e as conseqüências de uma intervenção estética em âmbito escolar. O material obtido tem origem numa escola pública estadual de Porto Alegre, RS, durante o período de um ano (2002). Não apresenta dados estatísticos, mas um ensaio de intervenção, com as respectivas dificuldades e possibilidades da escola diante do fenômeno da agressividade e da violência.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/4766
Arquivos Descrição Formato
000459760.pdf (1.037Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.