![]() |
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/4875
Título | Análise da dicotomia sofrimento e prazer na função gerencial feminina |
Autor |
Menda, Patrícia Buksztejn
|
Orientador |
Mazzilli, Claudio Pinho
|
Data | 2004 |
Nível | Mestrado |
Instituição | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
Assunto |
Dicotomia sofrimento : Prazer
Sofrimento e prazer : Trabalho Trabalho : Mulher |
Resumo | Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva que tem como questão norteadora o impacto do prazer e do sofrimento na função gerencial feminina. O problema de pesquisa constituiu-se em saber como o prazer e o sofrimento aparecem na vida profissiona l e familiar das mulheres que ocupam cargos gerenciais. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com seis mulheres que ocupam cargos de gerência ou direção em várias áreas de trabalho, por um tempo mínimo de cinco anos. Para a análise das respostas às questões das entrevistas, utilizou-se a metodologia da análise de conteúdo temática. Os resultados são apresentados em três conjuntos de categorias: dezenove Categorias Iniciais, posteriormente reagrupadas em sete Categorias Intermediárias e, por último, sintetizadas nas Categorias Finais: A mulher e a conciliação entre trabalho e família, A mulher e o sofrimento e O gênero e o futuro da mulher. Os resultados obtidos apontam para uma importância na busca da conciliação entre a vida familiar e a vida profissional da mulher, especialmente no que se refere ao relacionamento com os filhos. A pesquisa também indica as causas da geração do sofrimento em relação ao trabalho e como isso influencia a vida pessoal das mulheres gerentes, além de discutir questões de gênero no mundo do trabalho. |
Tipo | Dissertação |
URI | http://hdl.handle.net/10183/4875 |
Arquivos | Descrição | Formato | |
---|---|---|---|
000416590.pdf (400.6Kb) | Texto completo | Adobe PDF | Visualizar/abrir |
Este item está licenciado na Creative Commons License