Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Silvia Cristina Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2012-05-15T23:43:31Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/48916pt_BR
dc.description.abstractM-learning (mobile learning) é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis podem contribuir para a aprendizagem. Na presente tese é proposto o M-learnMat, um modelo pedagógico para atividades de m-learning em Matemática. O mesmo tem por objetivo orientar práticas educativas que envolvam o uso (não exclusivo) de dispositivos móveis no Ensino Superior e é fundamentado na Teoria da Atividade. Nessa teoria, o foco está nas atividades que os indivíduos desenvolvem e nas relações diversas que decorrem destas. Assim, o modelo tem seu diferencial no fato de relacionar m-learning, Matemática do Ensino Superior e Teoria da Atividade, visando contribuir para a organização, desenvolvimento e análise de atividades pedagógicas. Para a elaboração do M-learnMat, além da revisão bibliográfica, foi realizada uma pesquisa exploratória e um estudo de caso piloto. Essas ações forneceram dados que permitiram compreender melhor algumas questões relacionadas ao uso educacional de celulares. Para a experimentação do modelo foram organizados dois estudos de caso com alunos do Ensino Superior. Os mesmos ocorreram durante o primeiro semestre letivo de 2011, na disciplina de Cálculo I, com utilização dos celulares dos próprios alunos. Para a coleta e análise dos dados foi promovida uma pesquisa mista, envolvendo abordagens qualitativas e quantitativas, em função das características dos dados. A experimentação sinalizou que o M-learnMat tem potencial para orientar as atividades a que se destina, colaborando para que as mesmas sejam desenvolvidas segundo estratégias definidas.pt_BR
dc.description.abstractM-learning (mobile learning) is a field of research that investigates how mobile devices can contribute to learning. This thesis presents M-learnMat, a pedagogical model for m-learning Math activities. This model, developed with support of the Activity Theory, aims at orienting educational practices that involve the use (non-exclusive) of mobile devices in graduation courses. The Activity Theory focuses on the activities developed by individuals and in the various relationships resulting from them. Thus, the model is distinctive as it comprises m-learning, Mathematics and the Activity Theory with the purpose of contributing to the organization, development and analysis of pedagogical activities. Besides the literature review, the development of M-learnMat included exploratory research and a pilot case study. These actions provided data that allowed for a better understanding of some issues related to the educational use of cell phones. For model experimentation, two case studies were carried with college level students. These took place in the first semester of 2011, in Calculus I, in which students used their cell phones. For data collection, a mixed methods research (quantitative and qualitative) was used due to the characteristics of the data. The experimentation indicated that M-learnMat has the potential to guide activities, and collaborate for their application according to defined strategies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMobile learningen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPedagogical modelen
dc.subjectActivity theoryen
dc.subjectHigher educationen
dc.titleM-learnmat : modelo pedagógico para atividades de m-learning em matemáticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coPasserino, Liliana Mariapt_BR
dc.identifier.nrb000829159pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples