Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Gládis Elise Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.authorTrein, Jessica Dreyerpt_BR
dc.date.accessioned2012-05-18T09:20:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49023pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa a questão da indissociabilidade entre educação e cuidado marcada como fundamental pelo discurso pedagógico e suas aproximações e distanciamentos da prática tendo por objetivo compreender – através de um estudo de caso – quais são os entraves com os quais a educação infantil ainda se depara na busca desta indissociabilidade. Para isto analisa os discursos presentes na escola infantil proferidos por professoras e auxiliares e pelos documentos oficiais à luz dos estudos de Michel Foucault. Nesta direção a pesquisa considera a questão de como são definidas as profissionais nos discursos proferidos a seu respeito buscando uma compreensão destes discursos como produtores de identidades e como esta diferenciação de papéis faz funcionar um jogo de relações de poder – pautadas em mecanismos de controle do discurso – que perpetua tal fragmentação denunciando fissuras entre o discurso e a prática pedagógica na escola.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the question of indissociability between education and care marked as fundamental by pedagogical speech and its practical approach and distanciation. Its objective is to understand – trought a case study – what are the problems which elementary education still find searching about indissociability. For this it analyzes the speech presented in a daycare center saying by teachers and assistants and by official documents from Michel Foucault’s point of view. Toward this the research considers the question about how professionals are defined in the speech about it, finding to understand this speech as identity’s producers, and how this diferenciation makes power relation games – ruled on the speech control mechanisms – which perpetuate this fragmentation denunciating fissures between the speech and pedagogical practice at school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElementary educationen
dc.subjectRelação de poderpt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectCareen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectAssistant teacheren
dc.subjectSpeechen
dc.subjectPower relationsen
dc.titleEducação e cuidado na escola infantil : ensaio a uma microfísica do poder na sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000826837pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples