Repositório Digital

A- A A+

A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão?

.

A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão?
Autor Almeida, Rosimari de Paula
Orientador Bombassaro, Luiz Carlos
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Formação
Inclusão escolar
Informática na educação
Professor
Resumo O presente trabalho de cujo título é: A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão? Tem como objetivo compreender como as ferramentas tecnológicas contribuem para o aprendizado dos alunos em geral, mas principalmente daqueles que possuem alguma necessidade especial. Neste contexto de investigação os assuntos a serem desenvolvidos trazem um breve histórico da Educação Inclusiva no Brasil e de que formas o uso das tecnologias pode ajudar crianças com necessidades educacionais especiais. Essencial também o professor estar preparado para usar a informática de maneira coerente buscando sempre focar a aprendizagem do aluno. Relacionar o tema com o que diz a Declaração de Salamanca sobre esse assunto, procurar entender de que forma estas crianças chegam até a escola e como são encaminhadas para as salas de aula normal. Os desafios que encaramos ao nos depararmos com alunos especiais em nossa sala de aula e de que forma podemos utilizar a informática como ferramenta aliada ao trabalho pedagógico. Como a informática pode melhorar e despertar o interesse dos alunos e levá-los a desenvolverem o desejo de aprender, de superar seus limites e com isso melhorar sua autoestima. Outro ponto em destaque é a formação dos profissionais que atuam diretamente com os alunos especiais, seja na sala de aula ou no laboratório de informática, estes precisam estar bem preparados para encarar este desafio e para tanto necessitam de formação adequada e permanente. As mantenedoras das instituições escolares precisam se adequar e dar o suporte básico necessário para que o processo de inclusão aconteça de fato nas escolas. Deve garantir a acessibilidade e desse modo à permanência destes alunos na escola. Para garantir uma inclusão de qualidade e de fato, a lei deve ser respeitada, pois a partir do momento em que a escola acolhe alunos de inclusão, a professora da turma também precisa receber um acompanhamento e um auxílio diário, pois enfrentará situações difíceis. Isso nem sempre ocorre, a professora fica sozinha na sua sala, com uma turma enorme e sem nenhum apoio. Ter no computador um aliado na hora de oferecer atividades que realmente desperte o interesse e a vontade de construir o conhecimento, observar este aluno quando se está em frente à máquina, suas reações, seus acertos, suas tentativas, enfim tudo o que para ele é possível desenvolver diante desta novidade. Muito pertinente nestes aspectos é o professor ter conhecimento sobre os programas e o que pode utilizar com seus alunos na hora de pensar a aula de informática. O objetivo principal deste trabalho é fazer esta ligação entre o quanto à informática pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49025
Arquivos Descrição Formato
000826845.pdf (327.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.