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dc.contributor.advisorBombassaro, Luiz Carlospt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Rosimari de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-18T09:20:19Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49025pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de cujo título é: A informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão? Tem como objetivo compreender como as ferramentas tecnológicas contribuem para o aprendizado dos alunos em geral, mas principalmente daqueles que possuem alguma necessidade especial. Neste contexto de investigação os assuntos a serem desenvolvidos trazem um breve histórico da Educação Inclusiva no Brasil e de que formas o uso das tecnologias pode ajudar crianças com necessidades educacionais especiais. Essencial também o professor estar preparado para usar a informática de maneira coerente buscando sempre focar a aprendizagem do aluno. Relacionar o tema com o que diz a Declaração de Salamanca sobre esse assunto, procurar entender de que forma estas crianças chegam até a escola e como são encaminhadas para as salas de aula normal. Os desafios que encaramos ao nos depararmos com alunos especiais em nossa sala de aula e de que forma podemos utilizar a informática como ferramenta aliada ao trabalho pedagógico. Como a informática pode melhorar e despertar o interesse dos alunos e levá-los a desenvolverem o desejo de aprender, de superar seus limites e com isso melhorar sua autoestima. Outro ponto em destaque é a formação dos profissionais que atuam diretamente com os alunos especiais, seja na sala de aula ou no laboratório de informática, estes precisam estar bem preparados para encarar este desafio e para tanto necessitam de formação adequada e permanente. As mantenedoras das instituições escolares precisam se adequar e dar o suporte básico necessário para que o processo de inclusão aconteça de fato nas escolas. Deve garantir a acessibilidade e desse modo à permanência destes alunos na escola. Para garantir uma inclusão de qualidade e de fato, a lei deve ser respeitada, pois a partir do momento em que a escola acolhe alunos de inclusão, a professora da turma também precisa receber um acompanhamento e um auxílio diário, pois enfrentará situações difíceis. Isso nem sempre ocorre, a professora fica sozinha na sua sala, com uma turma enorme e sem nenhum apoio. Ter no computador um aliado na hora de oferecer atividades que realmente desperte o interesse e a vontade de construir o conhecimento, observar este aluno quando se está em frente à máquina, suas reações, seus acertos, suas tentativas, enfim tudo o que para ele é possível desenvolver diante desta novidade. Muito pertinente nestes aspectos é o professor ter conhecimento sobre os programas e o que pode utilizar com seus alunos na hora de pensar a aula de informática. O objetivo principal deste trabalho é fazer esta ligação entre o quanto à informática pode contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA informática colabora no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos de inclusão?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000826845pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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