Repositório Digital

A- A A+

O uso das tecnologias em sala de aula : uma possível inovação pedagógica ou uma pedagogia freinetiana na atualidade?

.

O uso das tecnologias em sala de aula : uma possível inovação pedagógica ou uma pedagogia freinetiana na atualidade?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso das tecnologias em sala de aula : uma possível inovação pedagógica ou uma pedagogia freinetiana na atualidade?
Autor Negri, Silvana Marisa Michels de
Orientador Bombassaro, Luiz Carlos
Data 2010
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Assunto Construção do conhecimento
Educação básica
Inovação educacional
Tecnologia educacional
[en] Knowledge construction
[en] Oral and written language
[en] Pedagogical innovation
[en] Technological resources
[en] Technology
Resumo Esta monografia reporta a alguns fatores importantes da utilização de tecnologias por crianças de uma turma de 1º ano, do Ensino Fundamental 9 anos, em sala de aula e consequentemente seus impactos diretos no aprendizado. A tecnologia da informação representa importante papel no cenário da educação atual, não devendo, entretanto representar uma finalidade em si mesma, mas sim ser utilizada como ferramenta auxiliar no processo cognitivo. As atividades realizadas foram analisadas como uma possível inovação pedagógica, tendo por base a pedagogia do pensador Celéstin Freinet. Investiga algumas mudanças ocorridas no contexto escolar com o uso destes recursos tecnológicos na linguagem oral, escrita e na construção dos conhecimentos. Para elucidar essas mudanças buscou-se o referencial teórico de Freinet, Sampaio e Elias. A pesquisa apoiou-se no relatório de Estágio Supervisionado, realizado numa escola da rede municipal de ensino de Sapiranga.
Abstract This monograph reports some important aspects about the use of technology by children in a first grade group, elementary school 9 years, during class and consequently the impact in their learning process. The information technology represents an important role at this moment in the education scene, however to represent a purpose in itself, but being used as a tool to help in the cognitive process. The activities accomplished were analyzed like a possible pedagogical innovation, based on the philosopher‟s pedagogy thought Celéstin Freinet. He investigates some changes that happened in the scholar context with the used of these technology resources in the oral and written language and the knowledge construction. To explain these changes, it was searched in the theoretical reference of Freinet, Sampaio and Elias. The research was sustained in a supervised student teaching written report, carried out in a public school in Sapiranga.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49027
Arquivos Descrição Formato
000826875.pdf (720.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.