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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorManfredini, Roberta Lusapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-18T09:20:28Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49037pt_BR
dc.description.abstractA distribuição dos usos do tempo de mulheres professoras e estudantes em curso de graduação exige um processo de acomodação das atividades diárias.O presente estudo procura compreender como o tempo de estudos está inserido na vida das alunas-professoras de um curso a distância. Para compreender qual é esse lugar estudaram-se os conceitos de tempo e gênero e seu entrelaçamento. Entende-se que nossa noção de tempo é construída ao longo dos anos e não é natural para o indivíduo. O gênero é compreendido como uma relação de poder entre os sexos. O lugar que homens e mulheres ocupam é socialmente construído e o emprego dos tempos diários está intimamente ligado a essa relação. Os dados foram coletados através da pesquisa de usos do tempo com a aplicação de diários. Para a tabulação usou-se o SPSS, onde os eventos e suas durações foram registrados. Além do tempo de estudos foram elencadas as atividades em que as alunas-professoras dedicam mais tempo. São elas: o tempo de cuidados pessoais, de trabalho remunerado e de cuidados com a casa e família. Observou-se que as alunas-professoras que dedicam mais tempo aos estudos diminuem seus tempos de cuidados pessoais e de atividades sociais e de lazer. O tempo dedicado aos cuidados com a casa e a família mantém-se estável. A manutenção do lar é uma prerrogativa social para as mulheres. Os conceitos de tempo e gênero se entrelaçam nas tomadas de decisões e ações dessas alunas-professoras. As temporalidades são reconstruídas para que elas se dediquem a sua formação.pt_BR
dc.description.abstractThe time distribution of female teachers and students at the graduate level requires a process of accommodation of activities of daily living. This study seeks to understand how time studies are integrated into the life of the students-teachers of a distance learning course. To understand this we studied the concepts of time and gender and its relationship. It is understood that the notion of time is built over the years and is not natural to the individual. Gender is understood as a relationship of power between the sexes. The place occupied by men and women is socially constructed and the use of daily time is closely connected to this relation. Data were collected through the survey of the uses of time with the implementation of diaries. For the tabulation, it was used the ˜SPSS˜, where the events and their durations were recorded. Apart from the time of study, the activities were listed in which student teachers spend more time. They are: personal care time, paid work and care for the house and family. It was observed that the students-teachers who devote more time to study lower their times of personal care and social and leisure activities. The time devoted to caring for the home and family is stable. The home maintenance is a social obligation for women. The concepts of time and gender intertwine in decision-making and actions of these students-teachers. The time frames are reconstructed so that they engage in their studies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUses of timeen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectGenderen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectTemporalidadept_BR
dc.titleFormação de professoras na educação a distância : tempos reconstruídospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000826575pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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