Repositório Digital

A- A A+

Proposta para diretrizes para o projeto de uma sala de aula adequada ao ensino de desenho técnico informatizado

.

Proposta para diretrizes para o projeto de uma sala de aula adequada ao ensino de desenho técnico informatizado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Proposta para diretrizes para o projeto de uma sala de aula adequada ao ensino de desenho técnico informatizado
Autor Pires, Roberto Wanner
Orientador Bernardes, Mauricio Moreira e Silva
Co-orientador Teixeira, Fabio Goncalves
Data 2011
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Faculdade de Arquitetura. Programa de Pós-Graduação em Design.
Assunto Desenho técnico
Design : Ensino superior
Ensino superior
Ergonomia
Laboratórios
[en] Drawing room
[en] Guidelines
[en] Human factors
[en] Technical drawing
Resumo A incorporação da informática nas atividades corriqueiras da execução de desenhos técnicos provocou uma verdadeira revolução nas práticas de ensino destes conteúdos. As pranchetas foram substituídas por computadores, alterando a prática do ensino e o modo de aprender, criando a necessidade de projetar um novo tipo de sala de aula, voltada a atender às novas exigências. Esta pesquisa diagnostica os problemas e identifica as diretrizes que devem nortear este projeto. Para tanto, foram entrevistados professores da área de Desenho Técnico, fabricante de móveis, técnicos em condicionamento ambiental e aplicados questionários aos estudantes deste conteúdo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O resultado desta pesquisa é um conjunto de diretrizes que se apresenta para auxiliar aos projetistas, fornecendo uma orientação sobre as principais variáveis envolvidas.
Abstract The integration of informatics in simple activities of technical drawing performance has led to a real revolution in the teaching practices of these contents. The drawing boards have been substituted by computers, making a change in teaching practice and in the way of learning, giving rise to the necessity of projecting a new kind of classroom aiming to fulfill the new demands. This research recognizes the problems and identifies the guidelines that lead the way to this project. In order to do that interviews with Technical Drawing professors, furniture manufacturers and environmental conditioning technicians were conducted, as well as the use of questionnaires with students of this subject at Federal University of Rio Grande do Sul. The result of this research is a set of guidelines that is presented to help designers, indicating to them trends concerning the main variables involved.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/49072
Arquivos Descrição Formato
000824865.pdf (2.125Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.