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dc.contributor.advisorSattler, Miguel Aloysiopt_BR
dc.contributor.authorMuñoz Navarrete, Santiagopt_BR
dc.date.accessioned2012-05-22T01:35:16Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49085pt_BR
dc.description.abstractProposta: O desenvolvimento de empreendimentos mais sustentáveis no Brasil apresenta desafios para o setor da construção civil, devido à incorporação de parâmetros inovadores, que a maioria de intervenientes na cadeia produtiva dos empreendimentos não coordena adequadamente. Embora exista uma quantidade considerável de estudos que apontem as vantagens das edificações sustentáveis, poucos referem as exigências e as novas atividades na gestão desses empreendimentos, que surgem em decorrência da necessidade de atender aos objetivos de sustentabilidade propostos e da complexa interação entre eles. Ainda, uma das melhores formas para disseminar os princípios da construção sustentável, é através das instituições educativas. Assim, esta pesquisa insere-se no contexto da discussão do processo de projeto de edificações educacionais, com foco na sustentabilidade. Objetivos: O objetivo principal desta pesquisa foi: avaliar como a interação sistêmica afeta o atendimento aos objetivos de empreendimentos com foco na sustentabilidade. Esse objetivo foi desdobrado nos objetivos específicos: propor uma forma de explicitar os objetivos de sustentabilidade; identificar as interações mais importantes no atendimento aos objetivos de sustentabilidade; identificar as causas do não atendimento aos objetivos de sustentabilidade. Método: A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, realizado sobre dois empreendimentos já executados e em operação no Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada em três etapas principais: compreensão, desenvolvimento e análise. A primeira etapa teve como objetivo caracterizar os estudos de caso, entender o processo de desenvolvimento e identificar os objetivos de sustentabilidade. Nesta etapa foram empregadas técnicas de análises de documentos, visitas e entrevistas com os diferentes intervenientes. A segunda etapa teve como objetivo a avaliação dos objetivos de sustentabilidade, contando com a ajuda de especialistas externos para a validação das análises. Nesta etapa foi proposta uma ferramenta gráfica para a estruturação dos critérios de sustentabilidade. Na última etapa foram discutidas as possíveis causas que levaram ao não atendimento dos objetivos propostos, e as recomendações para o desenvolvimento de futuros projetos desse tipo. Resultados: Os resultados da avaliação mostraram uma forte semelhança entre ambos estudos de caso, expondo o baixo atendimento dos objetivos de sustentabilidade. Foi percebido que a maior ocorrência das causas está relacionada à etapa de planejamento e projeto, considerando como aspecto importante, a definição efetiva do projeto, de modo que possibilite a mudança dos objetivos e a forma como eles serão atendidos, ao longo de todo o processo de projeto.pt_BR
dc.description.abstractThe development of sustainable projects in Brazil introduces challenges to the construction industry, on account of new variables that most stakeholders don’t manage properly. A fair amount of studies show the green building advantages, but just a few points out the new activities and demands on the project management, emerging by the existence of sustainable targets and the complex relations between them. Moreover, educational buildings are a good way to disseminate the sustainable construction principles. Thus, this study approaches the project development process of educational buildings with sustainability focus. The main objective of this study was to assess the influence of systemic relations on the achievement of sustainable project targets. This main objective was unfolded in three secondary objectives: propose how to (a form) make explicit the sustainable targets; identify the most important relations to the sustainable targets achievement; and identify the causes of failure in the sustainable targets achievement. The strategy followed was a case study research, developed on two building projects already built and in use in the Rio Grande do Sul state. The research was divided in three main phases: the first phase comprised the cases characterization, development process understanding and sustainable targets identification. The second phase consisted of sustainable targets assessment, supported by specialist validations. In this phase was proposed a graphic tool for organize the sustainable targets. The third phase comprised the discussion of failure causes in the sustainable targets achievement, and suggestions for future projects development. The assessment results showed a strong similarity between the two cases, having a poor achievement of the sustainable targets. Was concluded that most failure causes occurs at the programming and design phase, and a key aspect in this kind of projects is an early and effective definition of sustainable targets, to allow possible modifications along the project development process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainable buildingsen
dc.subjectProject development processen
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectEducational buildingsen
dc.subjectProcesso de projetopt_BR
dc.subjectSustainable targetsen
dc.subjectConstrução sustentávelpt_BR
dc.titleAvaliação de objetivos de sustentabilidade: estudo de caso de duas instituições educacionaispt_BR
dc.title.alternativeSustainability targets analysis: case study of two educational buildings en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000826242pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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