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dc.contributor.advisorFonseca, Claudia Lee Williamspt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Gicele Sucupirapt_BR
dc.date.accessioned2012-05-23T01:33:37Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49113pt_BR
dc.description.abstractApresento nessa dissertação uma pesquisa etnográfica realizada desde 2009 a partir da experência das salas de recursos para altas habilidades/superdotação em escolas públicas localizadas na cidade de Porto Alegre/RS. Às salas de recursos, assim como às altas habilidades/superdotação eram dados muitos significados, negociados pelos estudantes, familiares e professore/as, fazendo convergir diferentes linguagens (da economia, da religião, do direito, da biologia..). Tento mostrar como as professoras especialistas, com suas maneiras particulares e criativas de lidar com classificações legais e cientificas (superdotação, deficiência, hiperatividade...), problematizavam os próprios juízos e profecias professorais, bem como a medicalização e o diagnostico de transtornos, como hiperatividade, destinando, por fim, aos alunos apontados como problemas ou pobres um segundo olhar. Na salvação e canalização das habilidades da/os estudantes se apoiavam as professoras ao darem um viés democrático, de distribuição equitativa de oportunidades, às idéias de superdotação e de inteligência antes atreladas a argumentos eugênicos, racistas, elitistas e sexistas.pt_BR
dc.description.abstractIn this text I present an ethnographic research conducted since 2009 from the experience of the high ability/gifted's classrooms in public schools in Porto Alegre / RS. Where students, family and teachers negotiate the multiple meanings of classrooms, as well of the high ability / gifted. Different languages (economics, religion, law, biology ..) are combined. I illustrated how the specialists teachers, in a creative use of legal and scientific classifications (giftedness, disability, hyperactivity), contest the professorial judgments and predictions about the bad, the poor student and the diagnosis of disorders, such as hyperactivity. Teachers seem to give a democratic bias to the giftedness and intelligence, historically linked to eugenic, racist, sexist and elitist arguments, when intend an equitable distribution of opportunities, salvation and channeling student's ability.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic's schoolsen
dc.subjectAntropologia socialpt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectHigh ability/giftednessen
dc.subjectHyperactivityen
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectHiperatividadept_BR
dc.subjectClassificationsen
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectRightsen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleEntre uma sala e outra : uma experiência etnográfica a partir das salas de recursos para altas habilidades/superdotação em Porto Alegre, Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000828576pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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