Repositório Digital

A- A A+

Otimização da produção de lipase por Luteibacter sp. e caracterização do potencial biotecnológico

.

Otimização da produção de lipase por Luteibacter sp. e caracterização do potencial biotecnológico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Otimização da produção de lipase por Luteibacter sp. e caracterização do potencial biotecnológico
Autor Bresciani, Fernanda Regina
Orientador Vainstein, Marilene Henning
Co-orientador Silva, Walter Orlando Beys da
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Lipase
Resumo Lipases produzidas por micro-organismos são amplamente utilizadas na indústria devido a sua versatilidade. A caracterização de novos micro-organismos produtores destas enzimas pode prover novas fontes com diferentes especificidades e melhores atividades. Neste contexto, a produção de lipase por Luteibacter sp.foi otimizada, utilizando óleo de oliva 2 % adicionado a um meio basal com pH 6 e temperatura de cultivo de 37 °C. A adição do surfactante Tween 80 a 0,25 % após o cultivo da bactéria também aumentou a atividade lipolítica produzida. Com a otimização da produção, a atividade aumentou em cerca de 430 %. A enzima produzida em sobrenadante de cultura (LCS) e extraída com adição de Tween 80 (LCST80) foi caracterizada. Ambos os extratos hidrolisaram ρNP ésteres com diferentes tamanhos de cadeia carbônica, com preferência por cadeias acil curtas, e apresentaram temperatura ótima de atividade de 45 °C. LCS foi estável em pHs ácidos e alcalinos, enquanto LCST80 foi estável apenas em pHs alcalinos. Metanol, SDS, Triton X-100, EDTA e EGTA não afetaram a atividade da enzima e cátions divalentes (Ca2+, Zn2+, Mg2+), exceto Co2+, aumentaram a atividade lipolítica. Ambos os extratos apresentaram atividade de transesterificação sobre ρNP ésteres e foram capazes de hidrolisar diversos lipídeos naturais. A caracterização da atividade lipolítica produzida por Luteibacter sp. introduz este gênero como uma nova fonte de lipases com grande potencial biotecnológico.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49220
Arquivos Descrição Formato
000835179.pdf (799.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.