Repositório Digital

A- A A+

Precisão e suscetibilidade da memória a incorporação de informações em diferentes idades

.

Precisão e suscetibilidade da memória a incorporação de informações em diferentes idades

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Precisão e suscetibilidade da memória a incorporação de informações em diferentes idades
Autor Crestani, Ana Paula
Orientador Quillfeldt, Jorge Alberto
Co-orientador Alvares, Lucas de Oliveira
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Bacharelado.
Assunto Memória
Resumo Memórias são adquiridas e requerem um processo de estabilização (consolidação) para posterior armazenamento. Uma memória já consolidada pode ser novamente desestabilizada quando evocada/reativada. Dependendo de algumas variáveis da reativação podemos fazer com que a memória original seja mantida/fortalecida ou modificada, através da incorporação de novas informações. Com o passar do tempo as memórias podem deixar de depender do hipocampo para sua evocação, perdendo seu detalhamento, tornando-se mais genéricas; esse processo coincide muitas vezes com sua relocação definitiva em regiões neocorticais e esta migração é chamada de “Consolidação Sistêmica”. Ao longo do desenvolvimento e posterior envelhecimento são encontradas várias diferenças (anatômicas, fisiológicas, moleculares, etc), por esse motivo resolvemos analisar as diferenças da memória, quanto a sua precisão e suscetibilidade à incorporação de infomações em animais de diferentes idades. A observação principal foi que os ratos adolescentes generalizam mais rapidamente do que animais adultos, e o mesmo parece acontecer com os animais de meia- idade e idosos. Uma possível explicação seria que na adolescência a circuitaria encefálica ainda não está totalmente estabilizada. Já nos animais de meia-idade e nos velhos a memória pode ser menos específica devido aos déficits cognitivos observados com o avanço da idade.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49225
Arquivos Descrição Formato
000828541.pdf (859.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.