Pareceres descritivos no Projeto Amora : o que estudantes e pais têm a dizer?
Para citar ou acessar este item utilize:
http://hdl.handle.net/10183/49227
Título
|
Pareceres descritivos no Projeto Amora : o que estudantes e pais têm a dizer?
|
Autor
|
Castilhos, Bruna
|
Orientador
|
Garcia, Rosane Nunes
|
Data
|
2011
|
Nível
|
Graduação
|
Instituição
|
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura. |
Assunto
|
Avaliação da aprendizagem
|
Resumo
|
A adoção de pareceres descritivos como instrumentos de avaliação é observada atualmente em algumas instituições de ensino. Segundo diferentes autores, este instrumento é mais qualificado para descrever os processos de aprendizado dos estudantes e para possibilitar intervenções a partir dos diagnósticos feitos. Porém, a de acordo com alguns autores, sua elaboração não é tarefa fácil e está sujeita a produzir relatos tão subjetivos e sem significado quanto as notas e conceitos. Este trabalho teve como objetivos: verificar os níveis de compreensão que pais e estudantes acreditam possuir do parecer descritivo elaborado pelos professores do Projeto Amora do Colégio de Aplicação da UFRGS; a aceitação das informações contidas nesse instrumento como justas e condizentes com a realidade; a preferência pelo instrumento atual ou pelo tradicional sistema de notas; o conteúdo do parecer no que diz respeito aos aspectos atitudinais, procedimentais e de desenvolvimento cognitivo do aluno. Nessa pesquisa foram utilizadas análises qualitativas de questionários direcionados aos pais e aos alunos e análises quantitativas dos pareceres descritivos elaborados pelos professores. Os resultados mostraram que o parecer descritivo tem grande aceitação por parte de pais e estudantes e que estes consideram entender todo ou quase todo seu conteúdo. Todavia, a maioria destes manifesta interesse na adoção dos dois instrumentos de avaliação em conjunto. A análise quantitativa dos pareceres mostrou que tanto as observações atitudinais e procedimentais como as referentes à parte cognitiva são abordadas em igual quantidade e que os responsáveis pelos alunos parecem se deter aos dois aspectos ao analisar o documento.
|
Tipo
|
Trabalho de conclusão de graduação
|
URI
|
http://hdl.handle.net/10183/49227
|
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)
Mostrar registro completo