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Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a

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Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a

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Título Cartilha Agroflorestal Mbya Guarani Saberes Yva`a
Autor Mouzer, Marcus Vinicius de Souza
Orientador Bergamaschi, Maria Aparecida
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Indios guaranis
[en] Agroforestry
[en] Anthropogenic forests
[en] Cosmo ecology
[en] Ecological sustainability
[en] Guarani knowledge
Resumo Este trabalho constitui-se num ensaio sobre os saberes Guarani e suas formas de gestão biocultural junto aos ambientes naturais, dos quais são parte e essência. Procura compreender princípios de ecologia histórica e naturalmente incorporados no saber-fazer dos Guarani em relação às práticas de manejo do ambiente. O texto está organizado em três partes: inicialmente configura referenciais teóricos que possam embasar uma construção de conhecimento sobre a natureza ou o meio ambiente conforme tenham se conduzido os Guarani historicamente e na atualidade, saberes estes que dialogam com outros autores, principalmente Maturana (1998; 2001; 2005; 2009) e Capra (1997; 2005). Numa segunda parte, a partir de simples observações de campo e diálogos com Guaranis interessados nessa construção, busca trazer possíveis elementos que venham a constituir uma cartilha ou livro sobre saberes ambientais ou cosmoecológicos. E nas considerações finais, teço algumas idéias sobre o trabalho como um todo, evidenciando que, se for considerada a construção equânime entre as distintas culturas de nossa sociobiodiversidade, a educação para culturas de sustentabilidade muito poderão aprender com os povos nativos (sul) brasileiros, especialmente os Guarani.
Abstract This work consists of an essay on the Guarani knowledge and ways of managing bio-cultural with natural environments, which are part and essence. Seeks to understand the principles of historical ecology and naturally incorporated into the expertise of the Guarani in relation to environmental management practices. The text is organized into three parts: theoretical framework initially set on which to base a construction of knowledge about the nature or the environment as the Guarani have behaved historically and at present, this knowledge that dialogue with other authors, especially Maturana (1998; 2001, 2005, 2009) and Capra (1997, 2005). In the second part, from simple field observations and conversations with Guarani interested in this construction, seeks to bring possible elements that would constitute a textbook or book on environmental knowledge or cosmoecológicos. And in closing remarks, I raise some ideas about the work as a whole, showing that if the building is considered equal among the different cultures of our socio-biodiversity, education for sustainability very cultures can learn from indigenous peoples (southern) Brazil, especially the Guarani.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49232
Arquivos Descrição Formato
000835650.pdf (4.012Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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