Repositório Digital

A- A A+

Os livros didáticos de ciências possibilitam aprendizagens significativas?

.

Os livros didáticos de ciências possibilitam aprendizagens significativas?

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os livros didáticos de ciências possibilitam aprendizagens significativas?
Autor Rosa, Luana Morais da
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Ciências
Livros didaticos
Resumo Analisando o currículo escolar, acredito haver um grande equívoco na seleção de alguns conteúdos e, principalmente, na maneira como a maioria destes são trabalhados. Em geral, não há uma grande preocupação com o significado que um determinado tema tem para a vida do aluno, enquanto deveria ser esse o elemento chave. O objetivo deste trabalho foi analisar se os livros didáticos de Ciências, especificamente os capítulos de sistema reprodutor e endócrino, possibilitam aprendizagens significativas para alunos de oitavo ano. A abordagem teórico-metodológica utilizada neste trabalho é a pesquisa qualitativa, através da análise de livros didáticos. Alguns critérios foram estabelecidos para a escolha dos livros, entre eles que o livro deveria fazer parte do Guia de Livros Didáticos PNLD 2011, pois é neste guia que estão as análises dos livros de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental. Foi construído um roteiro de análise de conteúdo no contexto da pesquisa qualitativa contendo um conjunto de características a serem analisadas nos três livros selecionados. A partir da aplicação do roteiro nos livros didáticos ficou claro que todos eles apresentam tanto aspectos positivos quanto negativos, não sendo possível considerar algum totalmente bom ou totalmente ruim, assim como também não é possível afirmar que algum deles seja um livro completo. Há diferenças de qualidade até mesmo entre os diferentes capítulos de um mesmo livro, indicando que não há um padrão estabelecido. Os professores devem torna-se sujeitos mais ativos tanto para buscar informações adicionais e complementares ao ensino, quanto para participar da seleção dos livros didáticos. Sua participação mais efetiva na prática pode complementar o trabalho realizado pelo PNLD, trazendo grandes avanços nesta área. Ainda há uma deficiência na preocupação com o sentido que os conteúdos abordados possuem na vida dos alunos, mas o problema vai muito além dos livros didáticos, sendo inadmissível torná-los os vilões da história. Por isso, não basta apenas que os livros se tornem melhores e mais adequados, é necessário que os professores saibam acatar de modo positivo tais mudanças para transmiti-las aos seus alunos. Trata-se de uma mudança que deve ocorrer desde o processo de formação destes professores, dentro das universidades.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49236
Arquivos Descrição Formato
000835633.pdf (2.314Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.