Repositório Digital

A- A A+

Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares

.

Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Bullying : analisando-o em diferentes contextos escolares
Autor Porcher, Luiz Carlos Freitas
Orientador Kindel, Eunice Aita Isaia
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Assunto Bullying
Resumo Bullying envolve atos, palavras ou comportamentos prejudiciais, intencionais e repetitivos dirigidos sempre à mesma vítima. Escolhi o tema baseado em experiências com bullying durante meu estágio docente em ciências. Elaborei um questionário direcionado a discentes, influenciado pela minha feliz experiência de sondagem no estágio em ciências, onde obtive respostas reveladoras sobre o sentimento dos alunos em relação ao bullying na turma. O questionário de cinco perguntas (uma discursiva) foi respondido por 16 alunos de três escolas de regras disciplinares mais ou menos evidentes e de bairro (nobre) ou centrais. Os alunos demonstraram um alto conhecimento sobre o bullying, além de uma alta autocrítica ao se declararem não só como vítimas, mas também como agentes do bullying. O bullying teve incidências praticamente iguais nas três escolas, se mostrando independente dos fatores bairro/central e evidência de regras disciplinares. Os relatos apresentaram ampla variedade de preconceitos como causadores dos eventos de bullying. Uma prevenção holística e contínua é sugerida como uma abordagem mais eficiente para desarticular o bullying nas escolas, profundamente influenciado pelo sistema socioeconômico promovedor de desigualdades e de competitividade no nosso país.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49237
Arquivos Descrição Formato
000835638.pdf (109.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.