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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorSantestevan, Naiara Aguiarpt_BR
dc.date.accessioned2012-05-26T01:36:26Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49238pt_BR
dc.description.abstractA escola é o local que deveria propiciar o desenvolvimento integral e dinâmico dos indivíduos, envolvendo elementos cognitivos, linguísticos, afetivos, sociais e morais. Diante de problemas recorrentes de indisciplina escolar e de gestos de incivilidade, os quais os professores podem ter dificuldades para manejar, percebe-se a necessidade de examinar a atenção dedicada ao planejamento de interações sociais em sala de aula, pautadas pelo princípio do respeito mutuo, mediante a vivência de práticas de cordialidade. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi o de estudar se o princípio do respeito mútuo e o desenvolvimento da capacidade de negociação, empregando a cortesia linguística, estão previstos em propostas pedagógicas dirigidas ao Ensino Médio. Para isso, investigou-se as características de propostas previstas em uma revista dirigida a professores da Educação Básica, a Revista Nova Escola, especificamente no que se refere à forma de sua implementação no âmbito da sala de aula. A metodologia utilizada, baseada em uma abordagem qualitativa, consistiu na análise de planos de aula selecionados a partir de palavras-chave e expressões relacionadas ao foco do estudo. As palavras e expressões utilizadas foram: respeito mútuo, com e sem aspas, cortesia, “cortesia linguística”, “autonomia moral”, autoridade, agressividade, civilidade, heteronomia, indisciplina, preconceito, reciprocidade, “resolução de conflitos”. Ao serem aplicadas na ferramenta de busca do site da Revista Nova Escola, foi possível localizar 756 planos de aula. Destes, 19 foram selecionados para análise detalhada, pois apresentavam relação com a temática em questão. A análise dos planos evidenciou uma carência no que diz respeito ao trabalho de temáticas do dia a dia, valores e orientações quanto às relações interpessoais no sentido de serem trabalhados princípios de reciprocidade, orientados pelo respeito mútuo e pela prática das boas maneiras. Dessa forma, ao constatar que a maioria dos planos apenas tangenciava o tema, percebeu-se a necessidade de discutir de forma efetiva a inclusão dessas temáticas nos cursos de formação de professores, a fim de que se possa ter um corpo docente preparado para desenvolver projetos pedagógicos voltados à implementação do princípio do respeito mútuo orientado pela cortesia linguística, proporcionando, também, o desenvolvimento da autonomia moral do aluno no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRespeito mútuopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEnsino médio : propostas pedagógicas orientadas pelo princípio do respeito mútuopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000835662pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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