Repositório Digital

A- A A+

Análise de polimorfismos extra-gênicos associados à gravidade da doença pulmonar em pacientes com fibrose cística

.

Análise de polimorfismos extra-gênicos associados à gravidade da doença pulmonar em pacientes com fibrose cística

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Análise de polimorfismos extra-gênicos associados à gravidade da doença pulmonar em pacientes com fibrose cística
Autor Bampi, Giovana Bavia
Orientador Pereira, Maria Luiza Saraiva
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Ênfase Molecular, Celular e Funcional: Bacharelado.
Assunto Fibrose cística
Polimorfismo genético
Resumo A fibrose cística (FC) é uma doença autossômica recessiva causada por mutações no gene da condutância transmembrânica da fibrose cística (CFTR), o qual codifica uma proteína localizada na membrana de células epiteliais e funciona como canal de cloro. A FC afeta múltiplos órgãos, mas a doença pulmonar é a principal causa de morte dos pacientes. Estudos que correlacionam o genótipo CFTR com a gravidade da doença, sugerem que modificadores genéticos, como variáveis polimórficas podem estar envolvidos na biologia da doença. O objetivo deste trabalho foi identificar dois polimorfismos extra-gênicos ao CFTR e correlacioná-los com a gravidade da doença pulmonar em pacientes com FC. O genótipo de 58 pacientes homozigotos para Phe508del para SNPs nos loci 11p13 e 20q13.2 foram determinados, comparados com as frequências genotípicas e alélicas de indivíduos controles e associados, quando a informação estava disponível, a taxa de redução anual da capacidade pulmonar. Não foram encontradas diferenças significativas entre as frequências alélicas e genotípicas dos dois grupos para ambos loci. Além disso, os índices de redução da capacidade respiratória também não atingiram diferença significativa entre os grupos genotípicos. Os resultados do presente trabalho sugerem que outros SNPs nesses loci ou mesmo loci adicionais podem apresentar maior relevância biológica na doença pulmonar em pacientes com FC da nossa região.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/49240
Arquivos Descrição Formato
000835794.pdf (188.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.