Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorLima, Thayná Mendes de Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2012-05-26T01:36:29Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49249pt_BR
dc.description.abstractPropostas de atividades experimentais são consideradas por vários autores como ferramentas-chave a serem incluídas nas rotinas das salas de aula por professores que buscam melhorar a qualidade do Ensino de Ciências. Visto que essas atividades são utilizadas para complementar o que está sendo estudado e valorizar a autonomia dos estudantes, tornando-os sujeitos dos processos de ensino e aprendizagem. Contudo, apesar das evidentes vantagens da inclusão dessas propostas pedagógicas no cotidiano das escolas, percebe-se a existência de certa resistência dos professores quanto à aplicação da experimentação. Os motivos para essa dificuldade são vários, como falta de infra-estrutura na escola, formação de insuficiente, entre outros. Visto que muitas vezes o livro didático é o único recurso de diversas escolas, seria importante que os autores desses livros pudessem propor atividades experimentais, para que o professor tivesse maiores possibilidade de concretizá-las durante suas aulas. O objetivo desse trabalho foi identificar a existência de propostas de atividades experimentais em livros didáticos de Biologia e de analisá-las quanto a sua estruturação e qualidade. Foram feitos quadros de comparação entre as atividades encontradas e concluiu-se primeiramente, que a quantidade de experimentos é muito pequena, pois as mesmas foram encontradas em apenas um dos livros analisados. Além disso, essas atividades, infelizmente, não costumam apresentar objetivos claros, estimular a elaboração de previsões e hipóteses explicativas, nem tampouco conduzir à compreensão dos procedimentos, o que as coloca em segundo plano entre os conteúdos do livro didático.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.titlePropostas de atividades experimentais em livros didáticos de biologiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000835494pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples