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dc.contributor.advisorKindel, Andreaspt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Fernanda Zimmermannpt_BR
dc.date.accessioned2012-05-30T01:32:37Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49270pt_BR
dc.description.abstractO atropelamento de animais silvestres é considerado como o principal fator antrópico responsável diretamente pela mortalidade de vertebrados terrestres em escala global. Estimativas de mortalidade são fundamentais para avaliar o impacto de rodovias, mas para reduzir o seu viés a remoção de carcaças e a eficiência dos observadores devem ser consideradas. Medidas mitigadoras têm sido implementadas para reduzir a mortalidade da fauna e ampliar a conectividade da paisagem, mas um fator determinante para a sua efetividade é a sua correta localização. Com o objetivo de qualificar o planejamento de medidas mitigadoras, neste trabalho procuramos responder a quatro perguntas: 1) há diferença na remoção e detectabilidade de carcaças entre diferentes grupos taxonômicos? 2) qual a influência da remoção e detectabilidade de carcaças sobre as estimativas de magnitude de mortalidade? 3) a mortalidade se distribui de forma agregada ao longo da rodovia? e 4) a distribuição espacial de atropelamentos de diferentes grupos taxonômicos é similar? Nossos resultados apontam diferenças na taxa de remoção e na detectabilidade de carcaças entre os grupos, além de demonstrar que, ao desconsiderar esses fatores, a magnitude de atropelamentos é subestimada. Ademais, nossos resultados indicam que a distribuição espacial de atropelamentos de mamíferos pode ser utilizada como indicadora da ocorrência de atropelamentos de outros grupos taxonômicos apenas em escalas menos refinadas, exigindo o planejamento de medidas mitigadoras mais amplas. Os resultados aqui apresentados devem ser considerados no monitoramento de animais atropelados e no planejamento de medidas mitigadoras do impacto de rodovias.pt_BR
dc.description.abstractVehicle-wildlife collisions are considered the main human factor responsible directly for vertebrate mortality worldwide. Roadkill estimates are elementary to evaluate road impacts, but carcass removal and searcher efficiency must be considered in order to diminish estimation bias. Mitigation measures have been implemented to reduce wildlife mortality and to increase connectivity, but their correct placement is an important factor defining the effectiveness of these measures. In order to qualify mitigation planning, in this study we aim to answer four main questions: 1) is there difference in carcass removal rates and detectability among different taxonomic groups? 2) do carcass removal and detectability influence mortality magnitude estimates? 3) are roadkills spatially aggregated? and 4) are roadkill spatial distribution of different taxonomic groups similar? Our results show differences in carcass removal and detectability among groups, and demonstrate that mortality magnitude is underestimated when these factors are not considered. Also, our results indicate that mammal roadkill aggregations may be used as a surrogate of roadkill aggregations of other taxonomic groups in larger scales. The results presented here must be considered in roadkill monitoring and in mitigation measures planning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRoadsen
dc.subjectRodoviaspt_BR
dc.subjectMortalidadept_BR
dc.subjectDetectabilityen
dc.subjectCarcass removalen
dc.subjectMamíferospt_BR
dc.subjectAggregationen
dc.subjectSpatial patternen
dc.titleFauna atropelada : estimativas de mortalidade e identificação de zonas de agregaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000823937pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ecologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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