Repositório Digital

A- A A+

Elaboração de um instrumento de autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários

.

Elaboração de um instrumento de autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Elaboração de um instrumento de autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários
Autor Silva, Bárbara Maria Barbosa
Orientador Teixeira, Marco Antonio Pereira
Data 2009
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Avaliação
Competências transversais
Desenvolvimento profissional
Estudantes universitarios
[en] Assessment
[en] Trasnferable skills
[en] University students
Resumo O sucesso e a permanência no mercado de trabalho não estão ligados somente às competências técnicas e específicas de cada profissão. Competências transversais, ou seja, que podem ser transferidas de um contexto a outro de trabalho, são cada vez mais importantes. O objetivo principal desta pesquisa foi a construção de um instrumento para avaliar a autopercepção de competências transversais de trabalho em universitários. A amostra foi composta por 777 universitários de 34 cursos diferentes com idades entre 18 e 33 anos. Resultados de análises de componentes principais indicaram sete componentes: resolução de problemas e criatividade, organização e responsabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comunicação escrita, comunicação oral e raciocínio numérico. Os índices de fidedginidade obtidos foram todos satisfatórios (entre 0,74 e 0,91). Estes resultados sugerem que o instrumento proposto apresenta boas qualidades psicométricas, embora refinamentos e novos estudos sejam necessários.
Abstract Success and permanence in the labor market do not depend only on individuals’ possession of specific and technical skills of her or his occupation. Transferable skills, that can be transferred from one context of work to another, are increasingly important. The main objective of this research was the construction of an instrument to assess self-perceptions of work transferable skills among university students. The sample was composed by 777 students from 34 different courses, aged between 18 and 33 years. Principal components analysis results revealed seven components: problem-solving and creativity, organization and responsibility, interpersonal relationship, teamwork, written communication, oral communication and numeric reasoning. All reliability indexes obtained were satisfactory (between 0.74 and 0.91). These results suggest that the proposed instrument shows good psychometric properties, although refinements and further studies are needed.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/49282
Arquivos Descrição Formato
000836288.pdf (958.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.