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(Re)conhecimento e negritude : uma questão da educação?

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(Re)conhecimento e negritude : uma questão da educação?

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Título (Re)conhecimento e negritude : uma questão da educação?
Autor Anjos, Gilson Luiz dos
Orientador Albuquerque, Paulo Peixoto de
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Negros
Reconhecimento
[en] Education
[en] Fight
[en] Negritude
[en] Recognition
Resumo Esta dissertação pesquisa a problemática da negritude no Vale do Taquari buscando entender como a luta dos negros, neste espaço, em busca de dignidade e autonomia pode se constituir um elemento chave para compreender dinâmicas e lógicas sociais mais amplas tais como, preconceitos, modos de ser, vocações locais, e que têm desdobramentos inclusive na contemporaneidade. O recorte temporal do desenvolvimento da pesquisa são as últimas cinco décadas. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa no arquivo público do jornal - O Informativo do Vale - e entrevistas semiestruturadas aplicadas com estudantes do ensino fundamental, mãe de estudante, professoras de educação infantil e de ensino fundamental, lideranças comunitárias e veteranos, procurando remover a cobertura sobre o imaginário e o real instituído. Como resultado evidenciou-se que a relação (re)conhecimento ou não dos negros como sujeitos portadores de direitos neste Vale localizado na região central do Rio Grande do Sul se dá na razão direta do modo como a sociedade da região entende o papel da Educação na constituição do negro e a sua participação na vida local que se caracteriza pela invisibilidade.
Abstract This work researches the issue of blackness in Taquari Valley seeking to understand how the struggle of blacks in this space, in search of dignity and autonomy can be a key element to understand dynamics and broader social logics such as prejudice, ways of being, local vocations, and have unfolds inclusively in the contemporaneity. The time frame of development of the research are the last five decades. The methodology was qualitative research in public archives of the newspaper – O Informativo do Vale - and semi-structured interviews applied to elementary school students, mother of student, teachers of kindergarten and elementary school, community leaders and veterans seeking to remove the cover over the imaginary and the real set. As a result it became clear that the relationship (re) cognition or not of blacks as subjects with rights in this valley located in the central region of Rio Grande do Sul occurs in direct proportion to the way that the society in the region understand the role of education in formation of black and your participation in local life that is characterized by invisibility.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/49361
Arquivos Descrição Formato
000836333.pdf (15.94Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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