Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.contributor.authorAnjos, Gilson Luiz dospt_BR
dc.date.accessioned2012-06-02T01:34:21Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49361pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação pesquisa a problemática da negritude no Vale do Taquari buscando entender como a luta dos negros, neste espaço, em busca de dignidade e autonomia pode se constituir um elemento chave para compreender dinâmicas e lógicas sociais mais amplas tais como, preconceitos, modos de ser, vocações locais, e que têm desdobramentos inclusive na contemporaneidade. O recorte temporal do desenvolvimento da pesquisa são as últimas cinco décadas. A metodologia utilizada foi pesquisa qualitativa no arquivo público do jornal - O Informativo do Vale - e entrevistas semiestruturadas aplicadas com estudantes do ensino fundamental, mãe de estudante, professoras de educação infantil e de ensino fundamental, lideranças comunitárias e veteranos, procurando remover a cobertura sobre o imaginário e o real instituído. Como resultado evidenciou-se que a relação (re)conhecimento ou não dos negros como sujeitos portadores de direitos neste Vale localizado na região central do Rio Grande do Sul se dá na razão direta do modo como a sociedade da região entende o papel da Educação na constituição do negro e a sua participação na vida local que se caracteriza pela invisibilidade.pt_BR
dc.description.abstractThis work researches the issue of blackness in Taquari Valley seeking to understand how the struggle of blacks in this space, in search of dignity and autonomy can be a key element to understand dynamics and broader social logics such as prejudice, ways of being, local vocations, and have unfolds inclusively in the contemporaneity. The time frame of development of the research are the last five decades. The methodology was qualitative research in public archives of the newspaper – O Informativo do Vale - and semi-structured interviews applied to elementary school students, mother of student, teachers of kindergarten and elementary school, community leaders and veterans seeking to remove the cover over the imaginary and the real set. As a result it became clear that the relationship (re) cognition or not of blacks as subjects with rights in this valley located in the central region of Rio Grande do Sul occurs in direct proportion to the way that the society in the region understand the role of education in formation of black and your participation in local life that is characterized by invisibility.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNegritudeen
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectReconhecimentopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectFighten
dc.subjectRecognitionen
dc.title(Re)conhecimento e negritude : uma questão da educação?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000836333pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples