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Prática da envolvência : possíveis contribuições para a elaboração de uma pedagogia em arte na EJA

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Prática da envolvência : possíveis contribuições para a elaboração de uma pedagogia em arte na EJA

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Título Prática da envolvência : possíveis contribuições para a elaboração de uma pedagogia em arte na EJA
Autor Fernandes, Carla Maria Garcia
Orientador Cunha, Susana Rangel Vieira da
Data 2012
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Arte
Dialogismo
Educação de jovens e adultos
[en] Dialogicité
[en] Éducation des jeunes et des adultes
[en] L'éducation artistique
[en] La pratique de l'immersion
Resumo Esta tese aborda a maneira como a prática pedagógica das aulas de arte, para jovens, adultos e idosos das Totalidades Iniciais e Finais do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET Paulo Freire), instituição educacional vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, contribui para a elaboração de uma pedagogia em arte para EJA. O trabalho insere-se na temática do ensino de arte e educação de jovens e adultos. Paulo Freire, Ira Shor, Alberto Melucci, Miguel Arroyo, João Francisco Duarte Jr., Fayga Ostrower, Edith Derdyk, Marly Meira, Analice Dutra Pillar, Susana Rangel Vieira da Cunha, entre outros, foram fontes teóricas e inspiradoras deste trabalho. A metodologia utilizada está apoiada na autonarrativa, e a escrita em primeira pessoa é a forma como foi desenvolvida esta tese. Através dela, a autora pôde refazer seu percurso de estar-sendo professora e refletir sobre suas ações pedagógicas. Esta tese fundamenta uma trajetória de vida. Os suportes da memória da autora, assim como seus apontamentos, suas anotações, os registros das falas de alunos sobre as aulas e sobre o jeito da professora trabalhar, de mediar o conhecimento, de planejar a prática, de refletir e teorizar sua práxis nos diários de classe desde 2006 até 2011 serviram de objeto de análise. Registros fotográficos e produções visuais dos alunos, de 1997 a 2010, também se fizeram presentes, testemunhando as reflexões escritas, assim como episódios, isto é, trabalhos e exposições mencionados e relembrados pelos alunos através dos anos. A autonarrativa possibilitou o registro de trabalhos significativos das aulas de arte que os alunos guardavam e/ou lembravam e também o reconhecimento dos repertórios visuais da professora e dos alunos e como esses se entrelaçaram; oportunizou a análise das propostas pedagógicas, a discussão sobre o que são conteúdos significativos nas aulas de arte, a reflexão sobre as relações dialógicas entre professora e alunos e a seleção de episódios significativos. Todas essas reflexões tiveram o objetivo de concretizar a expressão “prática da envolvência”, empregada por uma aluna e ratificada pelos alunos, quando caracterizou a postura docente da professora-autora, e que serviu de tema nesta tese.
Abstract This thesis discusses how the practice of teaching art classes for young, adults and elderly of the Initial and Final Totalities from the Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET Paulo Freire), an educational institution linked to the City Education Department of Porto Alegre, contributes to the development of a pedagogy for adult education in art for young and adults education. The work is part of the theme of teaching art to young and adults. Paulo Freire, Ira Shor, Alberto Melucci, Miguel Arroyo, Francis John Duarte Jr., Fayga Ostrower, Edith Derdyk, Marly Meira, Analice Dutra Pillar, Susana Rangel Vieira da Cunha, among others, were sources of inspiration and theory of this work. The methodology is supported by auto narrative reports, and writing in first person is the way this thesis was developed. This way, the author could retrace her route through being a teacher and reflect on her pedagogical actions. This thesis lays the foundation of a life path. Supporters of the author's memory, as well as her notes, your notes, records of students’ speeches about her classes and the way the teacher works, mediates the knowledge, plans the practice, reflects and theorizes her practices in class dairies from 2006 to 2011 served as the object of analysis. Visual productions and photographic records of students, from 1997 to 2010 were also present, witnessing the written reflections, as well as episodes, that is, jobs and exhibitions mentioned and remembered by students over the years. Auto narrative made possible the registration of significant works of art classes that the students kept and / or recall as well as the recognition of the visual repertoire of the teacher and students and how these are intertwined; it provided an opportunity to analyze the dialogical teaching project, to discuss about what is meaningful content in art classes, to reflect on the relationship between teacher and students and the selection of significant episodes. All these thoughts had the purpose of firming the term "practice of immersion" as used by a student and approved by the students, when she characterized the teaching attitude of the author-professor, and served as the theme in this thesis.
Résumé Cette thèse examine comment la pratique de l'enseignement des cours d'art pour les jeunes, adultes et personnes âgées des Totalités Initiales et Finales du Centre Municipal d’Education des Travailleurs Paulo Freire (CMET Paulo Freire), établissement d'enseignement lié au Département Municipale de l'Éducation de Porto Alegre, contribue au développement d'une pédagogie d'éducation des adultes dans l'art. Le travail fait partie du thème d'enseignement de l'art et d`éducation aux jeunes et aux adultes. Paulo Freire, Ira Shor, Alberto Melucci, Miguel Arroyo, João Francisco Duarte Jr., Fayga Ostrower, Edith Derdyk, Marly Meira, Analice Dutra Pillar, Susana Rangel Vieira da Cunha, entre autres, ont été sources théorique et d'inspiration de ce travail. La méthodologie utilisée est soutenue par auto narrative, et l'écriture à la première personne est le moyen par lequel a été développée cette thèse. Grâce à elle, l’auteur a pu retracer son itinéraire d’être un enseignant et de réfléchir sur ses actions pédagogiques. Cette thèse est basée sur une trajectoire de vie. Les médias de la mémoire de l'auteur, ainsi que ses notes, les enregistrements des discours des élèves sur les classes et la façon de travailler de l'enseignant, de sa médiation des connaissances de sa planification des pratiques, de sa façon de réfléchir et de théoriser ses pratiques dans la vie quotidienne aux carnets de notes de 2006 à 2011 ont servi comme objet d'analyse. Productions visuelles et des documents photographiques d'étudiants, de 1997 à 2010, sont également présents, témoignant des réflexions écrites, ainsi que des épisodes, soit, des travaux et des expositions mentionnés et rappelés par les étudiants au fil des ans. L’auto narrative a permis l'enregistrement des oeuvres significatives des cours d'art que les élèves ont maintenu et/ou ont rappelé et de reconnaître le répertoire visuel de l'enseignant et des élèves et comment ils se sont entrelacés; a fourni l'occasion d'analyser la pédagogie dialogique, la discussion sur ce qui est contenu significatif dans les classes de l'art, la réflexion sur la relation entre l'enseignant et les élèves et la sélection des épisodes significatifs. Toutes ces pensées avaient le but de compléter l'expression «pratique de l'immersion», utilisée par une étudiante et approuvé par la classe, quand elle a caractérisé l'attitude du professeur enseignant-auteur, et qui a servi de thème à cette thèse.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/49419
Arquivos Descrição Formato
000835992.pdf (5.376Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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