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Avaliação da transmissibilidade da vibração em bancos de motoristas de ônibus urbanos : um enfoque no conforto e na saúde

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Avaliação da transmissibilidade da vibração em bancos de motoristas de ônibus urbanos : um enfoque no conforto e na saúde

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Título Avaliação da transmissibilidade da vibração em bancos de motoristas de ônibus urbanos : um enfoque no conforto e na saúde
Outro título Evaluation of the transmissibility of the vibration in seats of bus drivers : a focus on comfort and health
Autor Balbinot, Alexandre
Tamagna, Alberto
Resumo Este artigo apresenta um estudo para caracterizar a transmissibilidade dos assentos e os níveis de vibrações a que estão sujeitos os motoristas de ônibus urbanos com relação ao conforto e saúde. As medições foram realizadas de acordo com as recomendações da norma ISO 2631-1 (1997), utilizando-se acelerômetros uni-axiais, um computador com placa conversora analógica para digital (A/D) e programas desenvolvidos na plataforma de programação gráfica HPVee para a aquisição e avaliação dos níveis de vibrações. Os ensaios foram realizados em uma rota comercial com sete modelos de ônibus. Segundo os resultados deste trabalho os níveis de vibrações com relação ao conforto ultrapassaram os recomendados pela norma. Na faixa de freqüência de 4 a 8 Hz, considerando-se uma exposição de 8 horas por dia, os motoristas estão expostos a níveis potencialmente danosos a saúde. Os resultados da transmissibilidade dos assentos, na faixa de freqüência da ressonância da coluna vertebral, demonstraram que os assentos apresentaram comportamento dinâmico inadequado deixando os motoristas expostos aos problemas derivados da exposição à vibração.
Abstract This paper presents a study to characterize the transmissibility of the seats and the vibrations level that urban busdrivers are subjected in relation to confort and health. The mensurations were made in according to ISO 2631-1 (1997) recommendations, being used uni-axial accelerometers, a computer with analog to digital converter (ADC) and programs developed at the graphic program platform HPVee to the acquisition and the evaluation of the vibrations level. The trials were accomplished in a commercial urban route with seven bus models. According to the results of this work, the vibrations levels in relation to the confort exceeded the ones recommended by the ISO. At the frequency range from 4 to 8 Hz being considered an exhibition of 8 hours a day, the drivers are potentially exposed at health harmful levels. The results at the seats transmissibility at the frequency range of the spine resonance demostrated that the seats presented inadequate dynamic behavior leaving the drivers exposed to the derived problems of the exhibition at the vibration.
Contido em Revista brasileira de engenharia biomédica =Brazilian journal of biomedical engineering. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 18, n. 1 (jan./abr. 2002), p. 31-38
Assunto Medicina ocupacional
Transporte coletivo urbano : Ônibus : Vibração
[en] Vibration in the human body
[en] Vibration transmissibility
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/49439
Arquivos Descrição Formato
000334243.pdf (386.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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