Repositório Digital

A- A A+

Escala "smiling faces" para mensuração de atitudes em crianças

.

Escala "smiling faces" para mensuração de atitudes em crianças

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Escala "smiling faces" para mensuração de atitudes em crianças
Autor Schuler, Maria
Orientador Nique, Walter Meucci
Data 1989
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Consumidor : Satisfacao
Marketing
Resumo O objetivo central desse trabalho é testar o quadro/escala "smiling-faces", como instrumento de coleta de dados para a mensuração de atitudes de respondentes infantis, ante os atributos de determinado produto. O trabalho procurou testar sua eficiência em relação às caracteristicas fisicas, comunicativas e ao critério teórico de confiabilidade dos dados por ele gerados, quanto à sua estabilidade. Foi criada uma situação experimental que simulou uma situação real de pesquisa de atitude de consumidores potenciais infantis, ante o produto "sapato infantil". Foi realizado um estudo exploratório, através da atividade "grupo motivacional" do qual resultou a identificação dos atributos salientes, para uma pequena amostra da população pesquisada (18 alunos). Estes atributos serviram de base para a elaboração de um questionário que, submetido aos respondentes (153 crianças de 6 a 13 anos), em dois turnos, testou a aplicabilidade do instrumento quadro/escala "smiling-faces". Esse questionário foi apresentado em forma de video-tape, para que os respondentes, individualmente, reauissem a ele no quadro/escala. Os dados foram analisados de forma a conferir o coeficiente de correlação entre as respostas, nas duas ocasiões de aplicação do instrumento. Foi utilizado o Teste T-Student Pairs para correlacionar os dados. A análise revela que não há diferenças significativas entre os dois momentos de aplicação das entrevistas e, por conseqtiência, o instrumento pode ser considerado confiável, quanto à estabilidade dos dados por ele gerados. As observações feitas durante as entrevistas revelaram que o quadro cumpre com sua função comunicativa e que é prático na sua constituição física.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/49478
Arquivos Descrição Formato
000114299.pdf (22.58Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.