Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMotta, Paulo Cesar Delaytipt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Ivan Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2012-06-09T01:35:39Zpt_BR
dc.date.issued1995pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49489pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação objetivou: 1) estudar uma das etapas críticas no processo de implantação do Total Quality Control (TQC) e do Just -in-Time (JIT), qual seja, a forma e o momento como tem se verificado a sua extensão e as influências junto aos fornecedores; 2) identificar os elementos críticos que podem favorecer ou dificultar a extensão do TQC/JIT para toda a cadeia produtiva. A questão central, enfatizada tanto na literatura quanto nas ações do quotidiano é o entendimento do que vem a ser a "parceria" no mundo dos negócios: ela existe, é possível, como conseguila? A partir de uma pesquisa exploratória em três empresas localizadas em Caxias do Sul (RS) que vêm empregando o TQC, o JIT e desenvolvendo programas para a Certificação, este estudo: analisa o impacto que estes programas trouxeram no relacionamento destas empresas com os seus fornecedores; identifica as principais dificuldades para o estabelecimento profícuo destas relações; sugere procedimentos que visam tornar exitosas as iniciativas e o desenvolvimento de parcerias, e finaliza com sugestões para pesquisas futuras.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis has two objectives: 1) to study one of the criticial phases in the Total Quality Control (TQC) and Just-in-Time (JIT) implementation process, which is the way how and the timing in which such techniques are extended to suppliers; 2) to identify those criticai elements which may favor or inhibit the implementation of TQC/JIT throughout the productive chain. The central question, emphasized in the literature as well as in day-to-day actions, is the understanding of what comes to be "partnership" in the business world: does it exist? Is it possible? How to achive it? Based on an exploratory survey conducted in three enterprises localized in Caxias do Sul (RS) which have implemented TQC, JIT and are developing programs towards obtaining ISO 9.000 certification, this study: analyses the impact which these programs have brought about in those enterprises' relationships with their suppliers; identifies the main difficulties to the profitable establishment of these relationships; suggests procedures having in sight to bring about successful iniciatives for developing partnerships, and ends with suggestions for future researches.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlianca estrategica : Empresa : Controle total de qualidade : Just-in-time : Fornecedor : RSpt_BR
dc.titleO que vem a ser parceria? análise de algumas experiências verificadas no Rio Grande do Sul a partir do tqc/jitpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000259005pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1995pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples