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dc.contributor.advisorHoppen, Norbertopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Rodrigo Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2012-06-09T01:35:42Zpt_BR
dc.date.issued1998pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49496pt_BR
dc.description.abstractA abertura da Internet para fins comerciais e o advento da World Wide Web (WWW) têm sido motivo de inúmeras especulações por parte da mídia de massa, além de estudos pela comunidade acadêmica. Desde o início dos anos 90, quando foi permitida a utilização comercial da Internet (1991), ela tem sido reconhecida como uma tecnologia de grande potencial para mudanças nas organizações. O advento da WWW, quase que simultâneo a esta abertura (1992), reforçou ainda mais este potencial. Desde então a utilização da rede por parte das Empresas tem crescido a um ritmo bastante acelerado. A utilização comercial da WWW no Brasil teve início numa fase posterior, por volta de 1995, sendo que o número de empresas presentes na rede tem aumentado a cada ano. Devido ao pouco tempo desde a efetiva entrada das empresas brasileiras na WWW, poucos estudos acadêmicos foram publicados sobre o assunto. Este trabalho retrata uma pesquisa exploratória de sites web de empresas constantes na lista das 500 maiores e melhores da revista Exame de 1997. Através da revisão e análise de itens de comunicação, informações, marketing, comércio eletrônico e interface ele objetiva mostrar recursos oferecidos pela WWW e a sua utilização, por parte das empresas, no contato com o grande público. Para a consecução dos objetivos foi efetuada uma pesquisa survey, abrangendo uma amostra aleatória de 327 empresas (das quais 101 possuem sites), através de um questionário estruturado previamente testado. Os principais resultados levam a concluir que a maioria das empresas não está explorando as várias possibilidades oferecidas pela WWW. As empresas usuárias empregamna, muitas vezes, de forma semelhante às mídias tradicionais, encontrando-se ainda num estágio inicial em termos da exploração de seu potencial.pt_BR
dc.description.abstractThe opening of the Internet for commercial activities and the advent of World Wide Web (WWW) have been instigating lots of speculations on part of the mass media and many studies by the academic community. Since the early nineties, when the commercial use of the Internet was allowed (1991), it has been recognized as a technology with high potential for changes in organizations, and the development of WWW (1992) reinforced that potential. The commercial use of WWW in Brazil started in a later period, about 1995, and the number of companies in the net has been increasing a lot. Because of the short period of time since the Brazilian companies started to use the WWW, few academic studies were published on this subject. This work is an exploratory research of sites web in the list of 500 larger companies in Brazil, published by Exame magazine in 1997. Through the revision and analysis of communication, information, marketing, electronic commerce and interface items, it shows the resources offered by WWW and its use by the companies, in their contact with the general public. For the attainment of the objectives a survey was made, with an aleatory sample of 327 companies (101 of them with a web site), using a structured and previously tested analyses protocol. The main results are that most of these companies are not exploring the several possibilities offered by the WWW. The companies many times uses the Internet like the traditional medias, and because of that we conclude that brazilian companies are in the early stages in terms of their effective use of the Internet potential in their contact with the general public.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformação : Internet : Pesquisa : Word wide web : Comercio eletronico : Comunicacao : Desenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.titleAspectos relativos a utilização da www pelas grandes empresas no Brasil : um estudo exploratório baseado em sites webpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000238798pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1998pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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