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Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

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Título Acesso e acolhimento aos usuários em uma unidade de saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Outro título Health care access and receptivity to users in a unit in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Autor Ramos, Donatela Dourado
Lima, Maria Alice Dias da Silva
Resumo Aborda-se a visão dos usuários sobre fatores que influenciam a qualidade do atendimento em uma unidade de saúde de Porto Alegre, relativos a acesso e a acolhimento. Os dados, coletados através de entrevista semi-estruturada e observação participante, foram tratados mediante análise temática. Os resultados mostram facilidades e dificuldades de acesso geográfico, econômico e funcional. A organização do serviço e a competência profissional determinaram facilidades com relação ao acolhimento, levando à satisfação dos usuários. Má recepção e desempenho profissional insatisfatório foram dificuldades identificadas. Concluiu-se pela necessidade de aumento de profissionais, capacitação para o acolhimento, implantação de modalidade complementar de atendimento odontológico, antecipação da abertura do prédio para marcação de consultas e priorização de atendimento aos moradores da área de atuação.
Abstract This study focuses on users’ views of factors influencing quality of care at a health care unit in the city of Porto Alegre, relating to access and receptivity. The data were collected using a semi-structured interview and participatory observation and treated using thematic analysis. The results compare ease and difficulties in geographic, economic, and functional access. Organization of services and professional competency were determinant factors in ease of reception, leading to user satisfaction. Poor reception and unsatisfactory professional performance were identified as difficulties. The study concluded that there is a need to increase the professional staff, train them in receiving users, implement a complementary modality for dental care, open the facility earlier for scheduling appointments, and prioritize care for residents of the catchment area.
Contido em Cadernos de saúde pública = Reports in public health. Rio de Janeiro. Vol. 19, n. 1 (jan./fev. 2003), p. 27-34
Assunto Acesso aos serviços de saúde
Pacientes
Unidade de saude
[en] Health services accessibility
[en] Quality of health care
[en] Services evaluation
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/49508
Arquivos Descrição Formato
000390144.pdf (67.40Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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