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dc.contributor.authorMeyer, Dagmar Elisabeth Estermannpt_BR
dc.contributor.authorMello, Debora Falleiros dept_BR
dc.contributor.authorValadão, Marina Marcospt_BR
dc.contributor.authorAyres, José Ricardo de Carvalho Mesquitapt_BR
dc.date.accessioned2012-06-09T01:35:59Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.issn0102-311Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49532pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, a exploração dos sentidos associados à frase-síntese de uma campanha promovida no Dia Mundial Sem Tabaco instiga a discussão das principais ênfases constitutivas do campo da educação em saúde, no Brasil. Retoma-se o conceito de vulnerabilidade para situar/explorar suas interseções com o educativo para, então, apontar a produtividade teóricoprática e política da articulação entre educação em saúde e estudos de vulnerabilidade. Conclui-se que a necessária renovação das práticas de saúde em geral e, particularmente, das práticas de educação em saúde, pode beneficiar-se grandemente do referencial da vulnerabilidade, na medida em que ele delineia um novo horizonte para situar e articular riscos, “causalidades” e “determinações”, trazendo a saúde – assim como a possibilidade de adoecer – para o campo da vida real, para o mundo dos sujeitos em relação, no qual esses processos ganham sentidos singulares.pt_BR
dc.description.abstractThis article explores the meanings associated with the motto used in a World No-Tobacco Day campaign to stimulate a discussion of the principal underlying messages in the field of health education in Brazil. The study focuses on the concept of vulnerability to contextualize and explore its interfaces with education in order to highlight the theoretical, practical, and political productivity of the link between health education and studies on vulnerability. In conclusion, the necessary renewal of health practices in general and health education practices in particular can benefit tremendously from the vulnerability reference, to the extent that it demarcates a new horizon for situating and linking risks, “causalities”, and “determinations”, drawing health – as well as the possibility of illness – into the field of real life, into the world of inter-subjective relations, where these processes gain unique meanings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 22, n. 6 (jun. 2006), p. 1335-1342pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectVulnerabilityen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectHealth promotionen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleVocê aprende. A gente ensina? : interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidadept_BR
dc.title.alternativeYou learn, we teach? : questioning relations between education and health from the perspective of vulnerabilityen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000585283pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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