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dc.contributor.authorBottaro, Silvania M.pt_BR
dc.contributor.authorGiugliani, Elsa Regina Justopt_BR
dc.date.accessioned2012-06-12T01:33:45Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0102-311Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/49599pt_BR
dc.description.abstractO estudo avaliou conhecimentos, percepções, crenças e vivências em relação ao aleitamento materno em 564 escolares, de ambos os sexos, da quinta série do Ensino Fundamental. O questionário usado continha 25 questões objetivas. Aplicou-se o teste de qui-quadrado e teste t, considerando a amostragem por conglomerado. Os escolares consideraram o leite materno o melhor alimento para o bebê, mas 60% optariam pela amamentação exclusiva de seus filhos. Menos de 20% responderam que a criança pode mamar até dois anos ou mais, aproximadamente ¼ acredita que o bebê deve começar a receber outros alimentos aos seis meses, e mais de 80% acredita que o consumo de chás e água é necessário. Detectaram-se as seguintes crenças: existência de leite fraco, chá é bom para cólicas, a amamentação deixa o peito caído, tamanho da mama influencia no volume de leite e a lactação deve ser interrompida com o aparecimento dos dentes. Destacaram também a participação do pai na amamentação, porém 70% relataram que ele pode ajudar dando mamadeira. Evidencia- se a necessidade de ações que promovam uma postura mais favorável à amamentação no Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.abstractThe present study assessed the knowledge, perceptions, beliefs, and experiences related to breastfeeding as expressed by 564 fifth-grade students (both boys and girls). A questionnaire was used, containing 25 objective questions. The t test and chi-squared test were used, based on cluster sampling. The students consistently viewed maternal breast milk as the best food for infants, although only 60% would choose exclusive breastfeeding for their own children. Fewer than 20% replied that children could be breastfed until two years of age. Approximately one-fourth believed that infants should begin receiving other foods at 6 months of age, and 80% also believed in the need for tea and water. Other beliefs included: that breast milk is weak or thin; that tea is good for infant colic; that breastfeeding makes the breasts flaccid; that breast size influences the amount of milk; and that breastfeeding should be interrupted as soon as the infant’s first teeth appear. They highlighted the importance of the father participating in the breastfeeding process, but 70% said that the father could help by giving the baby a bottle. There is also an evident need for primary schools to promote measures for a more favorable position towards breastfeeding.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de saúde pública. Rio de Janeiro. Vol. 24, n. 7 (jul. 2008), p. 1599-1608pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAleitamento maternopt_BR
dc.subjectBreast feedingen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectStudentsen
dc.titleEstudo exploratório sobre aleitamento materno entre escolares de quinta série do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeExploratory survey of fifth-grade elementary students in relation to breastfeeding en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000736763pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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