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Análise combinatória e construção de possibilidades : o raciocínio formal no ensino médio

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Análise combinatória e construção de possibilidades : o raciocínio formal no ensino médio

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Título Análise combinatória e construção de possibilidades : o raciocínio formal no ensino médio
Autor Duro, Mariana Lima
Orientador Becker, Fernando
Data 2012
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Adolescente
Desenvolvimento cognitivo
Ensino médio
Epistemologia genética
Matemática
Pensamento formal
[en] Combinatorics
[en] Formal thought
[en] Genetic epistemology
[en] High school
[en] Mathematics teaching
Resumo A presente pesquisa busca compreender a psicogênese do pensamento combinatório. São analisados os mecanismos utilizados por estudantes do ensino médio para solucionar problemas experimentais de análise combinatória. Como base teórica é utilizada a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Ela traz subsídios para compreender como esta noção é construída pelo sujeito. As hipóteses são baseadas na maneira pela qual alguns professores abordam não só a análise combinatória, mas também a maneira como os conteúdos de matemática são trabalhados ao longo dos anos escolares. A coleta de dados é feita de modo experimental e baseada no método clínico de Piaget. O pensamento dos sujeitos é analisado ressaltando suas semelhanças, enquanto estruturas de raciocínio, na construção das possibilidades.
Abstract This research seeks to comprehend the psychogenesis of combinatorial reasonig. We analyzed the mechanisms used by high school students to solve experimental combinatorics problems. As a theoretical basis is used Jean Piaget Genetic Epistemology. It illustrate how this concept is constructed by the subject. The hypothesis are based on manners which some teachers make the approach of combinatorics concept, and also the way mathematics contents are taught during school years. Data collection is done in on experimental way and based on Piaget clinical method. The thought of the subjects is analysed, emphasizing their likeness while reasoning structures that they show on the construction of the possibilities.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/49729
Arquivos Descrição Formato
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