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Da autonomia da boca : práticas curriculares e identidade profissional na emergência do ensino brasileiro da odontologia

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Da autonomia da boca : práticas curriculares e identidade profissional na emergência do ensino brasileiro da odontologia

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Título Da autonomia da boca : práticas curriculares e identidade profissional na emergência do ensino brasileiro da odontologia
Outro título On the autonomy of the mouth : curricular practices, professional identity, and the emergence of dental teaching in Brazil
Autor Warmling, Cristine Maria
Marzola, Norma Regina
Botazzo, Carlos
Resumo Analisa a separação no ensino brasileiro de medicina e odontologia. Privilegia a institucionalização das políticas de ensino da odontologia no país como vertente produtora de identidade profissional. Políticas de ensino e práticas profissionais são interrelacionadas para mostrar mudanças em sua evolução histórica supõe que a autonomia do ensino da odontologia tenha emergido da necessidade de conformação do sistema de regulação das práticas de cura no Brasil e seu processo de instituição se tenha desenvolvido sob inspiração das políticas positivistas acerca do ensino livre. Práticas curriculares foram produzindo a subjetividade do cirurgião-dentista moderno e também da clínica por ele desempenhada.
Abstract The article analyzes how the separation of the teaching of medicine and of dentistry occurred in Brazil. It highlights the role that the institutionalization of dental teaching policies played in shaping a professional identity. Relations are drawn between teaching policies and professional practices to show how their relationships and meanings have changed historically. It is argued that the teaching of dentistry became autonomous because of the need to comply with the formation of a system to regulate healing practices in Brazil and that the process of its institutionalization transpired under the inspiration of positivist policies about free teaching. Curricular practices produced the subjectivity of the modern dental surgeon and his clinical practices.
Contido em História, ciências, saúde : Manguinhos. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 1 (jan./mar. 2012), p. 181-195
Assunto Currículo
Educacao odontologica : Brasil
Odontologia : Historia
[en] Curriculum
[en] Dental teaching
[en] History of dentistry
[en] Professional autonomy
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/49799
Arquivos Descrição Formato
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