Repositório Digital

A- A A+

Comportamento inovador dos agentes agroindustriais : uma análise da agroindústria de beneficiamento de arroz no Rio Grande do Sul

.

Comportamento inovador dos agentes agroindustriais : uma análise da agroindústria de beneficiamento de arroz no Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comportamento inovador dos agentes agroindustriais : uma análise da agroindústria de beneficiamento de arroz no Rio Grande do Sul
Autor Zamberlan, Carlos Otávio
Orientador Waquil, Paulo Dabdab
Data 2011
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Programa de Pós-Graduação em Economia.
Assunto Agroindústria
Arroz
Cadeia produtiva
Inovação tecnológica
Rio Grande do Sul
[en] Agroindustry
[en] Economic development
[en] Productive chain
[en] Rice
[en] Technological innovation
Resumo A orizicultura tem grande importância na economia mundial, pois o arroz é um alimento consumido e produzido em vários países ao redor do mundo. Fora o continente asiático o Brasil é o maior produtor mundial desse cereal, e o estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional. Desde a introdução dessa cultura no estado gaúcho, na década de 1930, a produtividade aumentou significativamente devido, em grande parte, aos processos de pesquisa e inovação de cultivares e manejo. Então, com os constantes processos de inovação no que se refere aos aspectos ligados diretamente com a lavoura arrozeira a produtividade, bem como a área plantada no Rio Grande do Sul aumentou significativamente. Mas no que se refere aos processos de beneficiamento? Como a industrialização se encontra em termos de inovação? Por ser uma commodity agrícola a indústria inova em termos de estrutura, processamento e criação de novos produtos? Frente a isso, o estudo objetiva analisar o comportamento inovador dos agentes agroindustriais do setor de beneficiamento de arroz do Estado do Rio Grande do Sul, verificando a ocorrência de inovações e os motivos que levam esses agentes a adotarem determinado comportamento. Para isso foi utilizada uma metodologia quali-quantitativa, com aplicação de entrevistas e posterior transcrição do texto para que fosse possível utilizar a análise de conteúdo com aproximação lexical seletiva. A utilização dessa metodologia possibilita uma análise mais aprofundada de temas mais específicos, pois possibilita trabalhar uma grande quantidade de informações qualitativas. Além disso, o método traz uma importante contribuição para estudos econômicos, pois ainda é pouco utilizado nessa ciência em particular, sendo mais comumente utilizado em ciências como a psicologia. Esse método de análise fez uso do software Sphinx Plus e da ferramenta lemmatiseur que permite marcar diferentes categorias gramaticais nos textos das entrevistas para formar léxicos estruturados agrupando palavras e expressões de semelhante significado para um tratamento estatístico em dados qualitativos. Conclui-se que existe inovação na indústria arrozeira e que os motivos das inovações estão relacionados a aspectos mercadológicos e diretamente ligados a cadeia de suprimentos. Como principais considerações destacam-se a pouca integração da cadeia produtiva para fins de inovação, principalmente entre indústria, instituições de pesquisa, distribuidores e consumidores finais. Além disso, apesar de haver um maior contato entre indústria e fornecedor de matéria prima existe significativa diferença entre as percepções relativas à qualidade de produto entre esses agentes, o que implica em divergências entre eles. Também salienta-se a informalidade nos processos de aprendizagem e disseminação de informações nas indústrias o que dificulta os processos inovativos.
Abstract The Oriziculture has great importance in the world economy because rice is one of the most consumed and produced foods in several countries worldwide. Apart from the Asian continent, Brazil is the largest producer of this cereal in the world, and the state of Rio Grande do Sul is the largest national producer. Since the introduction of this culture in the southest state in the 1930s, the productivity has improved significantly mainly due to the research processes and innovation of cultivars and crop management. Thus, the constant processes of innovation related to the aspects concerning the cultivation of rice directly have significantly increased productivity as well as the planted area in Rio Grande do Sul. However, what about its beneficiation? What is the status of industrialization in terms of innovation? As it concerns an agricultural commodity, does the industry innovate in terms of structure, processing and creation of novel products? Considering these aspects, this study aims at analyzing the innovative behavior of agroindustrial agents in the sector of rice beneficiation in the state of Rio Grande do Sul, by verifying the occurrence of innovation and the agents’ motives to adopt certain behaviors. In order to accomplish this, a quali-quantitative methodology was used, with the application of interviews and its subsequent textual transcription so that content analysis could be used with selective lexical approximation. The use of this methodology allows a more profound analysis of more specific themes, because it allows working a vast quantity of qualitative information. In addition to that, the method presents an important contribution to economic studies, for it is still scarcely used in this particular science, being more commonly used in sciences such as psychology. This analytical method used the software Sphinx Plus and the tool lemmatiseur, which allows the marking of different grammatical categories in the interview texts in order to form structured lexicons, grouping words and expressions of similar meaning together to statistically treat them in qualitative data. It has been concluded that there is innovation in the rice industry and that the motives for such innovation are related to marketing aspects and directly connected to the supply chain. As main considerations it is highlighted the little integration of the productive chain to innovation purposes, mainly among industries, research institutions, distributors and final consumers. Besides that, although there is a higher contact between industry and fornecedor de matéria prima, there is significant difference between the perceptions related to product quality between these agents, which implies divergences between them. Also, it is highlighted the informality in the processes of learning and dissemination of information in industries which complicates the innovative processes.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/49856
Arquivos Descrição Formato
000835747.pdf (1.279Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.