Digital Repository

A- A A+

Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas

DSpace/Manakin Repository

Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas

Show full item record

Statistics

Title Por uma pedagogia da autonomia moral : as conexões entre as teorias da moralidade de Piaget e Habermas
Author Fávero, Alcemira Maria
Advisor Martini, Rosa Maria Filippozzi
Date 2005
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Subject Consciência moral
Desenvolvimento moral
Educação moral
Ética
Habermas, Jürgen, 1929-
Piaget, Jean, 1896-1980
Abstract in Portuguese O presente estudo debruça-se sobre o problema da educação moral no contexto plural da contemporaneidade. O texto examina as relações entre desenvolvimento moral e consciência, entre consciência moral e linguagem, entre aprendizagem e a construção da personalidade moral. Procura oferecer, com base nas teorias morais de Jean Piaget e de Jurgen Habermas, pistas para que na prática pedagógica da instituição escolar haja espaço para a educação moral. A educação moral não pode mais ser compreendida como mera transmissão de valores e como orientações para uma vida virtuosa, mas entendida como um espaço onde os educandos possam participar ativamente como sujeito de sua formação moral. Através de uma prática pedagógica reflexiva e dialógica espera-se motivar os educandos a se preocuparem com as questões que dizem respeito à vida ética e que possam tomar decisões morais com responsabilidade. O texto traz também uma reconstrução das principais idéias que fundamentam as teorias morais de Piaget e Habermas a partir das obras: O juízo moral na criança e Consciência moral e agir comunicativo. O estudo realizado sobre esses autores permitiu uma reflexão sobre a possibilidade de uma pedagogia da autonomia moral, sintetizada em três idéias centrais: o desenvolvimento da consciência moral na criança em Piaget, a estrutura comunicativa da consciência moral na interpretação de Habermas e a relação entre consciência moral comunicativa e educação moral.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/5070
Files Description Format View
000509485.pdf (676.7Kb) Texto completo Adobe PDF View/Open

This item is licensed under a Creative Commons License

This item appears in the following Collection(s)


Show full item record

Browse



  • The author is the owner of the copyrights of the documents available in this repository and is prohibited under the law, the marketing of any kind without prior authorization.
    Graphic design by Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.