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Representações de sexualidade no currículo da Nova Escola e a construção do sujeito heterossexual

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Representações de sexualidade no currículo da Nova Escola e a construção do sujeito heterossexual

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Título Representações de sexualidade no currículo da Nova Escola e a construção do sujeito heterossexual
Autor Stumpf, Débora Karine
Orientador Silva, Tomaz Tadeu da
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Currículo
Educação sexual
Estudos culturais
Heterossexualidade
Imprensa pedagógica
Nova escola
Representação
Sexualidade
Resumo A partir da perspectiva pós-estruturalista e de uma aproximação entre o campo dos Estudos Culturais e algumas contribuições foucaultianas, este estudo analisa a revista Nova Escola, discutindo as representações de sexualidade veiculadas pela revista entre os anos de 1997 e 2001. O foco mais específico desta pesquisa está nas reportagens, sugestões, propostas e exemplos de como trabalhar a temática da sexualidade em sala de aula. Discuto essas “orientações”, especialmente a partir da circulação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir de uma análise cultural que coloca no seu centro a noção de poder, problematizo o modo como a sexualidade é representada nos textos da revista. Em suma, interessou-me ver, nesta Dissertação, como o currículo da revista produziu diferentes representações sobre a temática da sexualidade, de modo a reiterar a construção do sujeito heterossexual como sendo a norma.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5074
Arquivos Descrição Formato
000420155.pdf (1.311Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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