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dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorMeirelles, Mauropt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T17:42:19Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/5094pt_BR
dc.description.abstractHá diferenças significativas nos níveis de fluência digital entre os alunos da Rede Pública de Ensino de Porto Alegre em função de suas diferentes condições de acesso e utilização de computadores, conectividade e sociabilidade. Utilizamos uma amostra de 430 casos obtidos em 19 escolas da Rede Pública de Ensino com o objetivo de mapear as relações tecidas na rede de interações entre agentes humanos e não-humanos que compõem o entorno das Escolas Estaduais de Ensino Médio. Para reconstituirmos as múltiplas relações que se estabelecem no processo de produção do conhecimento, utilizamos a idéia de rede sociotécnica, principalmente, no que se refere a interesses políticos, econômicos e sociais dos grupos envolvidos, evitando, sobretudo, à luz de tal abordagem, a dimensão meramente instrumental da ciência. Trabalhamos com métodos estatísticos para o estabelecimento de indicadores de acessibilidade, usabilidade, interconectividade, sociabilidade e fluência no uso do suporte informático. O conceito weberiano de tipo ideal serviu de subsídio à construção de parâmetros de análise. Com o uso deste aporte metodológico-conceitual estabelecemos distâncias existentes entre os diferentes pontos dessa rede de interações. Os indicadores permitiram identificar sete níveis distintos de fluência digital entre os alunos, sendo dois relacionados à acessibilidade (Não Fluentes I e II), dois à usabilidade do suporte e da Internet (Não Fluentes III e IV) e três relativos ao nível de domínio que estes possuem com relação à utilização do suporte informático (Fluente no Suporte Informático; Fluente Potencial; Fluente no Uso do Suporte Informático e das Tecnologias da Informação e Comunicação).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLatour, Brunopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino público estadualpt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectAcesso ao computadorpt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectConectividadept_BR
dc.subjectRelação usuário-computadorpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectSociedade do conhecimentopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleAs redes que se tecem nas escolas públicas de ensino médio de Porto Alegre : o uso das tecnologias digitais e a construção de indicadores de fluência digital a partir de uma abordagem sociotécnicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000509931pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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