Repositório Digital

A- A A+

Fluxo da informação em uma cadeia organizada da carne bovina no Rio Grande do Sul

.

Fluxo da informação em uma cadeia organizada da carne bovina no Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Fluxo da informação em uma cadeia organizada da carne bovina no Rio Grande do Sul
Autor Aliti, Gianfranco Badin
Orientador Barcellos, Julio Otavio Jardim
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Bovinocultura de corte
Cadeia produtiva
Carne bovina
Estrutura organizacional
Gestão da informação
Rio Grande do Sul
Resumo O presente trabalho compreende o estudo do fluxo de informações entre os agentes de uma cadeia produtiva, representada por uma cadeia organizada da carne bovina no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos foram estudar os processos informacionais desta cadeia, identificando as informações utilizadas pelos agentes (produtores, frigoríficos e varejo) para promover o seu desenvolvimento. Juntamente com esses dados, foram identificadas as informações que estão sendo enviadas e recebidas pelos agentes e a percepção da qualidade da informação recebida pelos agentes que a constituem. A análise dos resultados foi subsidiada por uma base conceitual relevante para o estudo através da Gestão da Cadeia de Suprimentos, Economia dos Custos de Transação, Gerenciamento da Informação e Qualidade da Informação. A metodologia utilizada no trabalho foi o estudo de caso. Foram estudados um hipermercado, um frigorífico e cinco produtores, todos pertencentes à mesma cadeia produtiva. Os resultados obtidos demonstram que o fluxo de informações entre os agentes da cadeia produtiva é insatisfatório frente às informações que os agentes detém. A estruturação do processo informacional do setor de varejo limita-se basicamente as informações geradas no próprio varejo. Por outro lado, o processo do setor industrial é mais amplo, compreendendo varias fontes de informações. Entretanto, os produtores, apresentam processos informacionais deficientes, com poucas fontes de informação. A mensuração da qualidade das informações que fluem na cadeia produtiva apresentou bons índices de qualidade. Entretanto as informações de origem externa a cadeia caracterizaram-se por apresentarem índices inferiores de qualidade da informação.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5123
Arquivos Descrição Formato
000421265.pdf (1.321Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.