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O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS

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O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS

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Título O trabalho acadêmico do professor do curso de medicina : contradições num contexto de mudanças na FAMED/UFRGS
Autor Silva, Mara Nibia da
Orientador Machado, Carmen Lúcia Bezerra
Data 2005
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Currículo
Educação médica
Ensino
Ensino superior
Hegemonia
Ideologia
Medicina
Mudança
Prática pedagógica
Professor
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina.
Resumo O trabalho acadêmico do professor do Curso de Graduação em Medicina da FAMED/UFRGS é o tema desta dissertação. Uma investigação de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer, descrever, compreender e explicar, referido trabalho acadêmico, num contexto de mudança. A partir do uso dos mitos gregos como metáforas, este trabalho examina as contradições presentes no trabalho acadêmico, focando as relações no processo histórico. Realiza a observação do conjunto das atividades de trabalho e de mudança curricular do curso, e entrevistas semi-estruturadas, com treze professores; é composto por uma introdução, na qual apresento o suporte teórico-metodológico; o capítulo I, em que examino o contexto histórico e social no qual surge o curso de Medicina; o capítulo II, onde discuto a conformação ideológica e a hegemonia dominante incidente sobre o trabalho acadêmico; o capitulo III, em que discuto o trabalho acadêmico num processo de mudanças e suas contradições. Nas considerações finais, abordo a necessidade de valorização do trabalho do professor (desvalorizado por aquele mesmo que o exerce) em contraposição ao reconhecimento do trabalho médico, que lhe aufere recursos materiais. A técnica, colocada como domínio da máquina, a qual precisam dominar, mais do que a construção de relações entre sujeitos, origina questões como: que valor tem a tecnologia da abordagem das relações sociais no curso? Qual a relação entre as políticas públicas e a humanização das relações no trabalho acadêmico?
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5179
Arquivos Descrição Formato
000511219.pdf (1.010Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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