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Similaridades e diferenças dos atributos do peixe cultivado segundo os produtores, os varejistas e os consumidores

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Similaridades e diferenças dos atributos do peixe cultivado segundo os produtores, os varejistas e os consumidores

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Título Similaridades e diferenças dos atributos do peixe cultivado segundo os produtores, os varejistas e os consumidores
Autor Tiecker, Marlize Cargnelutti
Orientador Fracasso, Edi Madalena
Data 2003
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios. Programa de Pós-Graduação em Agronegócios.
Assunto Atributo de compra
Cadeia produtiva
Marketing de relacionamento
Piscicultura
Resumo O presente trabalho visa estudar as similaridades e diferenças dos atributos do peixe cultivado na percepção de produtores, varejistas e consumidores do município de Santo Ângelo - RS. Este município foi escolhido devido à produção de peixes estar em fase de desenvolvimento, escassez de informações referentes à produção, à comercialização e ao consumo. Para tanto, foram formados três grupos focais constituídos de dez produtores, dez varejistas e dez consumidores. Este trabalho contribui com dados sobre as características dos integrantes de cada grupo focal e permite comparar as percepções dos três grupos focais relativas aos atributos como: espécie, tamanho, peso, forma de comercialização, preço, características e status da carne de peixe, forma de preparação e embalagens. O estudo evidenciou que existem percepções similares e percepções diferentes nos três grupos. Conclui-se que existe demanda para outras espécies de peixe cultivado além das que são atualmente disponibilizadas pelos produtores. Além disto, os consumidores tem preferências por tamanhos, pesos e freqüência de comercialização, forma de preparação e informações nas embalagens diferentes das que são oferecidas pelos produtores. Comprova-se, com isto, uma falta de comunicação entre os diferentes elos da cadeia produtiva, pois os consumidores e varejistas têm necessidades que não são totalmente atendidas pelos produtores. Evidencia-se, portanto, um mercado potencial que poderá ser atendido na medida em que haja uma melhor capacitação técnica dos produtores e uma maior proximidade entre os elos da cadeia produtiva.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/5196
Arquivos Descrição Formato
000422363.pdf (263.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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