Repositório Digital

A- A A+

O processo histórico e as transformações socioeconômicas que ocorreram na cultura do tabaco

.

O processo histórico e as transformações socioeconômicas que ocorreram na cultura do tabaco

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O processo histórico e as transformações socioeconômicas que ocorreram na cultura do tabaco
Autor Dietrich, Odair Berwaldt
Orientador Monsma, Karl Martin
Data 2011
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Tecnólogo em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural a Distância.
Assunto Agricultura familiar
Agronegócios
Desenvolvimento rural
Fumicultura
São Lourenço do Sul (RS)
Tabaco
[es] Historia
[es] Produtividade
Resumo No presente trabalho faz-se uma análise do processo histórico, das transformações, e evoluções socioeconômicas que ocorreram no cultivo do tabaco, abordando desde a sua descoberta até os dias atuais, pretendendo-se diagnosticar porque o cultivo de tabaco se tornou a principal atividade econômica para a grande maioria dos agricultores familiares. Com a expectativa de clima favorável, o plantio de tabaco torna-se atrativo para a agricultura familiar, tendo em vista, que outras alternativas de cultivo não atingem os valores por hectare alcançados nessas lavouras, principalmente nas pequenas propriedades. A produção de fumo em folha no Brasil está concentrada nos três estados do Sul com cerca de noventa por cento da área nacional cultivada e é realizada por minifúndios, sendo o nosso país o maior exportador de tabaco em folhas e o segundo produtor mundial de tabaco. Indo além das estatísticas, há grandes e poderosas corporações multinacionais que empregam milhares de trabalhadores. A metodologia utilizada no presente trabalho consiste em uma revisão da literatura, pretendendo-se analisar a evolução da área plantada, a produção histórica, os sistemas de cultivo traçando um comparativo da rentabilidade do tabaco com os demais cultivos e, como as indústrias se fazem presentes na produção. A instigação dá-se devido à grande importância econômica do cultivo do tabaco local e também regionalmente, e pelo grande número de agricultores familiares envolvidos nesta atividade, que não encontram alternativas com a mesma rentabilidade nas pequenas propriedades.
Resumen En este trabajo se hace un análisis del proceso histórico, de las transformaciones, y las evoluciones socioeconómicas que sufrió el cultivo del tabaco, abordando desde su descubierta hasta la actualidad, se quiere diagnosticar porque el cultivo del tabaco se volvió la principal actividad económica para la grande mayoría de los agricultores familiares. Con expectativa de clima favorable, el plantío del tabaco se ha vuelto atractivo para la agricultura familiar, considerando que otras alternativas de cultivo no atingen los valores por hectárea logrados en estas labranzas, principalmente en pequeñas propiedades. La producción de fumo en hojas en Brasil está concentrada en los tres estados del sur con aproximadamente noventa por ciento del área nacional cultivada y es realizada por minifundios, siendo nuestro país el mayor exportados de tabaco en hojas y el segundo productor mundial de tabaco. Además de las estadísticas, hay grandes y poderosas corporaciones multinacionales que contractan millares de trabajadores. La metodología utilizada en este trabajo consiste en una revisión de la literatura, analizar la evolución del área plantada, la producción histórica, los sistemas del cultivo trazando un comparativo de rentabilidad del tabaco con los demás cultivos y, como las industrias se hacen presentes en la producción. La investigación se da debido a la gran importancia económica del cultivo del tabaco local y también regional y por lo grande número de agricultores familiares envueltos en esta actividad que no encuentran alternativas con la misma rentabilidad en pequeñas propiedades.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/52342
Arquivos Descrição Formato
000821701.pdf (1.205Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.